2 de nov. de 2015

Finados – 10 Bandas Mais Expressivas do Rock Gótico



No final dos anos 70 com esfriamento da cena punk, começou-se a falar de uma nova onda, a tal “new wave”, uma nova leva de bandas que surgiam na cena algumas delas flertavam com a estética romântica e algumas outras juntavam a atitude punk com as temáticas mais sombrias. Muito dessa influencia ficou bastante visível no teor tétrico das letras, pela primeira vez ouvimos falar no termo rock gótico. Duas características são marcantes nessas bandas, a primeira é o uso de sintetizadores na estrutura das musicas, vivíamos os primeiros momentos do surgimento dos computadores pessoais. A outra é a figura influente de David Bowie, o músico pode ser considerado um dos principais culpados pelo surgimento de toda a new wave e consequentemente do rock gótico.

10ª Posição – Type O Negative

Banda surgida nos anos 90 nos Estados Unidos, fez naquela década bastante sucesso apresentando um misto de rock pesado com as temáticas do rock gótico, além é claro do uso excessivo das cores negras nos trajes e na estética dos álbuns. O vocalista e baixista Peter Steele com sua alta estatura e visual carregado é o principal símbolo da banda.  


09ª Posição – Interpol

Banda Nova Yorquina surgida no final dos anos 90, faz uma revisitação da sonoridade pesada e obscura de bandas como Joy Division e The Sound. A voz dos vocalista inclusive lembra bastante o timbre o vocal de Ian Curtis do Joy.  


08ª Posição – Depeche Mode

O Depeche Mode é uma banda Inglesa surgida no ano de 1980, a banda foi uma das primeiras bandas do new wave a flertarem com os elementos eletrônicos preconizados na década anterior pela turma do rock alemão e pelo camaleão David Bowie. Apesar de ter vários discos inclusos na lista do tecno pop a anda também possui produções visivelmente integradas na estética gótica do inicio dos anos 80.


07ª Posição – The Cult

O The Cult é uma banda também surgida no final da primeira metade da década de 80, duas características se sobressaem na música do The Cult, a primeira é a presença de palco e forma de cantar bastante parecida com de Jim Morrison (The Doors) e a técnica de guitarrista que lembra bastante Keith Richards dos Rolling Stones, a banda é parte integrante do rock gótico daquele período, principalmente no período do primeiro disco Love.



06ª Posição – Siouxie And The Banshes

Uma das bandas símbolos do movimento de rock gótico do Reno Unido, o Siouxie sempre exagerou nas maquiagens pesadas e nas temáticas das letras dark, bem como numa sonoridade bastante tétrica, marca constante do rock gótico dos anos 80.


05ª Posição – The Cure

A banda de rock gótico mais conhecida em torno do planeta inteiro é sem dúvidas o The Cure, muito dessa fama não se deve tanto ao som, que modificou-se bastante com o passar dos anos, mas se deve sim a figura do vocalista Robert Smith com suas letras ultra-depressivas e seu visual de lábios pintados com batom vermelho  maquiagens pálidas e cabelos arrepiados. A banda que já possui mais de trinta anos de trajetória e ainda realiza turnês ao redor do mundo.


04ª Posição – The Sound

The Sound é uma banda Inglesa de post-punk que pode ser tranquilamente enquadrada na estética gótica, com usa música possuindo muitos arranjos de teclados carregados, servindo de cama para as letras hiper depressivas do vocalista Adrian Borland.   


03ª Posição – Bauhaus

O Bauhaus é sem duvidas uma das bandas mais emblemáticas do estilo. O resgate dos personagens “alter ego” de David Bowie junto do peso do punk, formavam a imagem dessa banda de importância seminal nos anos 80. Como vocalista eles tinham Peter Murphy um dos maiores front man de toda a história do rock. Letras aludindo temáticas sombrias não faltaram como a clássica Bela Lugosi is Dead, que foi feita em homenagem ao ator de filmes de terror Italiano Bela Lugosi.


02ª Posição – Sisters Of Mercy

O nome da banda surgiu em homenagem uma música do poeta do folk canadense Leonard Cohen. A bateria eletrônica insistentemente realizando uma mesma marcação e o baixo sombrio junto do vocal grotesco de Andrew Eldritch. A canção Lucretia My Reflection e um dos clássicos dessa grande banda.



01ª Posição – Joy Division

Não há duvidas que a banda símbolo e uma das maiores culpadas pelo surgimento do termo “rock gótico” é o Joy Division. Surgida no final dos anos 70 na cidade de Manchester (Inglaterra) influenciada pelo próprio David Bowie e bandas como The Velvet Underground e The Stooges, o Joy Division foi a precursora numa sonoridade deliberadamente sombria. Não havia outra opção para banda a não ser criar arranjos tão soturnos quanto as letras escritas por Ian Curtis. São diversas as canções que discorrem sobre traumas, violência psicológica, autodestruição e toda sorte de vicissitudes da alma humana. Não fosse a força de uma música tão assumidamente gótica, a banda também é simbólica para o rock gótico, pelo motivo do vocalista Ian Curtis ter se enforcado dias antes da banda iniciar sua primeira turnê americana no auge do sucesso.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby