18 de mar. de 2017

Chuck Berry - O Adeus do Músico que Representava a Síntese do Rock


Chuck Berry
Por Natan Castro

Morreu hoje por volta do inicio da tarde Charles Edward Anderson Berry, mais conhecido como Chuck Berry, cantor e guitarrista importantíssimo para a história do rock'n'roll e de toda a música pop. Por volta das 13:40h a policia de St. Charles (Missouri, Estados Unidos) recebeu uma chamada de emergência ao chegar na casa o músico estava caído, os policiais tentaram reanimá-lo mas, não obtiveram sucesso, Chuck Berry faleceu em sua casa na tarde desse dia 18 de Março de 2017 aos 90 anos.

O site do artista nos últimos meses, fazia alusão a lançamento de um novo disco em homenagem aos seus 90 anos. Infelizmente se sair algo será de forma póstuma. A representatividade da carreira de Chuck Berry para o rock'n'roll em si é absurda. Todos os grandes músicos que formaram grandes bandas de rock na década de 60 citam o músico como influência indispensável no inicio de carreira, John e Paul, Mick e k. Richards, Eric Clapton, Eric Burdon e uma leva grande de excelentes artistas do meio e inclusive de fora do cenário falam da importância das canções de Chuck Berry. O músico foi um dos primeiros guitarristas do gênero a solar em uma música de rock'n'roll, demonstrando que possuía uma técnica especialmente criada para a batida quatro por quatro do rock'n'roll.
  

Foram um pouco mais de cinqüenta anos de carreira, demonstrando um vigor e uma atitude rock'n'roll invejosa, sempre ao lado de sua guitarra, o chapéu de marinheiro na cabeça, e um sorriso típico dos grandes front man da música negra. No Brasil o músico sempre foi citado com deferência por nomes como Raul Seixas, Renato e Seus Blue Caps, Mutantes, e toda a turma da Jovem Guarda. Era um dos últimos músicos vivos daquela primeira leva de grandes ídolos do rock'n'roll, uma mesma linhagem que nos deu Elvis Presley, Jerry Lee Lewys, Ritchie Valens, Fats Domino, Ed Chrocane, Buddy Holly e outros. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby