29 de out. de 2015

Halloween – O Dia das Bruxas e o Rock’N’Roll



O Halloween é uma festa muito famosa nos países de língua inglesa e conhecida no Brasil como o dia das bruxas. Essa festa remonta as festividades pagãs que aconteciam sempre no final do mês de outubro na cultura Celta. Os Celtas acreditavam que no final do verão os espíritos dos mortos saiam de suas sepulturas em busca de seus entes queridos vivos. Por conta disso colocavam na porta de suas casas todo tipo de indumentárias horripilantes como caveiras e abóboras assustadoras, visando afastá-los do local.

A festa do Halloween sempre foi muito bem vista pelo rock’n’roll. Desde os anos 70 quando algumas bandas de rock começaram a compor canções tendo como temáticas histórias de terror, ocultismo e todo tipo de informação que causasse arrepios em quem estivesse ouvindo. O rock como gênero musical sempre esteve ligado a atitudes inovadoras, transgressoras e por que não dizer proibidas. Certa atração pelo desconhecido é algo inerente a nossa natureza humana. Nada mais apropriado esse casamento do rock com uma festa popular que incitasse essa aproximação com o lado misterioso da nossa existência. Talvez esse o sucesso dessa união entre o rock e o dia das bruxas.


Abaixo algumas bandas e artistas que representam muito bem essa assustadora junção:

Black Sabbath

Banda pioneira de uma sonoridade mais pesada, no inicio dos anos 70, começou a compor canções com temáticas que falavam de terror, bruxas, ocultismo e outro assuntos negros. A banda continua ativa na atualidade, com a turnê chamada “13”.


Alice Cooper

Um dos primeiros artistas solo do rock a apresentar uma imagem assustadora em capa de discos e shows, com direito a cobras, pirotecnia e guilhotina em pleno palco. O artista continua na ativa, esteve recentemente no Rock In Rio tocando com o seu projeto Hollywood Vampires.


Kiss

Banda de hard rock da safra setentista, talvez a mais conhecida mundialmente nessa estética do susto, visto que todos os integrantes usavam e ainda usam maquiagens que visam assustar. A banda continua fazendo shows ao redor do mundo.


The Cure

Banda Inglesa de post-punk importantíssima no mundo do rock a partir dos anos 80 por divulgar o rock gótico, as letras do líder Robert Smith quase sempre carregadíssimas de tristeza e pesar, juntamente com o seu visual dark representado por uma maquiagem pesada formam a imagem da banda junto dos milhares fãs ao redor do planeta. A banda continua na ativa mesmo depois de uma parada de alguns anos.


Slipknot

A banda de rock da atualidade que melhor representa a junção do Halloween com o rock é a banda dos mascarados do Slipknot. Nas apresentações o visual consegue chamar a atenção bem mais que a qualidade sonora da banda que prima por um rock pesadíssimo, os integrantes usam no lugar de maquiagens mascaras assustadoras. E impressionante o mar de fãs que eles possuem em diversos países, inclusive no Brasil.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby