30 de set. de 2016

Cinco Músicas Politicas Mais Significativas do Rock Nacional



O dia nacional da democracia é para grande maioria sinônimo de vergonha, os mais recentes acontecimentos envolvendo operações da Policia Federal, Impeachment e mais recentemente assassinatos de uma quantidade considerável de candidatos só faz confirmar a certeza que a famigerada politica do Brasil chegou a um estágio deplorável, com chances remotas de melhoria a curto prazo numa análise bem realista. Em face do escarcéu que vive a nação nos últimos meses resolvemos criar a lista das cinco músicas politicas mais significativas do rock nacional. O Rock sempre foi e sempre será um veiculo importantíssimo de elucidação das massas. Desde Bob Dylan com as primeiras canções de cunho político-social passando por Beatles com “Revolution” e logo depois o punk rock metendo o dedo na ferida sem nenhum pudor. O rock’n’roll sempre esteve ai chamando a atenção a quem quiser ouvir, a realidade ao nosso redor só será algo mais justo e igual, se profundas mudanças ocorrerem na forma e nos meios de se fazer politica no Brasil e no mundo.

05. Até Quando Esperar (Plebe Rude)

A Plebe Rude é uma banda de rock de Brasilia surgida no cenário do rock nacional no inicio dos anos 80. A música “Ate Quando Esperar” é um clássico da banda que possui outras tantas canções de rock de cunho politico. A música foi sucesso no Brasil inteiro chegando ao topo das paradas das rádios em meados dos anos 80, a letra fala de má distribuição de renda, uma alusão também as promessas inócuas de melhoria da qualidade de vida, um retrato de um país que como diz a letra vive a espera eterna de um momento melhor, momento esse que até hoje jamais chegou.

04.  Alvorada Voraz (RPM)

RPM banda paulista dos anos 80, advinda da safra de bandas da maior cidade do país. Na letra Paulo Ricardo mistura lirismo e critica político-social em versos criticando um país que ainda se via envolto na censura e alguns sintomas repressivos de uma ditadura que estava prestes a cair, crimes de corrupção e previsões não tão interessantes para a virada do século XXI.


03. Aluga-se (Raul Seixas)

O mestre Raul Seixas em 1980 lançou no disco Abre-te-Sésamo a música que talvez melhor sintetize o desejo de muitos brasileiros. Aluga-se é uma espécie de consultoria dada pela mente genial de Raul Seixas em cima da crise politico-social eterna que o país vive. Na visão do artista alugar o Brasil é a única solução, segundo ele tem a Amazônia como vista do nosso quintal nada mais propício para uma venda de sucesso, até porque o dólar deles paga o nosso mingau. Um clássico do nosso grande Raulzito e uma das criticas mais contundentes a classe politica do Brasil.

02. Brasil (Cazuza)

Cazuza assim como a maior parte dos músicos e letristas do rock nacional dos anos 80 era filho da classe média alta. Nada mais esquisito em termos de posicionamento politico, e de fato era, a conscientização artística desses jovens daquela geração legou a eles uma forte consciência politica também. Na letra de “Brasil” Cazuza fala dos bastidores do High Society, mas com um olhar de alguém da plebe. “O meu cartão de crédito é uma navalha, Brasil qual o téu negócio o nome do teu sócio confia em mim”. Um dos momentos altos do rock nacional quando o assunto é letra politica.

01.  Que Pais é Esse? (Legião Urbana)


A música do rock nacional que melhor sintetiza o estágio de decadência renovável da nossa classe politica é “Que País é Esse?” da Legião Urbana. Renato Russo escreveu a letra quando ainda vivíamos na ditadura militar em 1978, a letra que diz “Na Amazônia no Senado sujeira pra todo lado” é de uma atualidade repugnante. 

Por Natan Castro

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby