1 de jan. de 2016

Van der Vous - Banda de rock psicodélico YES SR.


Por Natan Castro

Van der Vous é uma banda de rock psicodélico advinda da cena roqueira da Bahia. Os conterrâneos de Raul Seixas e Caetano e Gil lançaram em 2014 o seu debut sonoro denominado La Fuga, durante a audição do primeiro rebento do power trio tudo nos remete a fase efervescente da psicodelia que vai da segunda metade até o final da década de sessenta. É visível referências na sonoridade da banda em duas grandes bandas daquele período, uma mais mainstream no caso The Doors e outra mais adepta da lisergia de garagem o 13th Floor Elevators. No momento que vivemos uma espécie de revival da psicodelia daqueles anos, com bandas como a brasileira Boogarins e os gringos do Tame Impala, o pessoal do Van der Vous esta na cena nacional mostrando que tem muita bala psicodélica na agulha pra soltar nos próximos anos. Conversamos com o guitarrista/vocalista e líder da banda Vitor Martins por e-mail e ele nos falou sobre as influências, cena baiana, e como a música brasileira poderá influenciar no próximo álbum da banda, que inclusive estará sendo lançado no formato de financiamento coletivo (Crowdfunding) através do site kickante, aproveita entra lá dá uma sacada no som dos caras deixa sua colaboração de quebra você ainda pode levar de presente materiais de divulgação da banda. Kickante Van der Vous


A formação da banda é um trio, sempre foi assim, houve outras formações, e como a turma se conheceu?

Sempre foi um trio. Flertamos com um tecladista há um tempo mas acabou não vingando e depois nosso baterista original Charles saiu da banda e no lugar entrou Luciano. Os tecladistas geralmente são convidados a participar da banda fechando a cozinha o Power trio.

Vocês se propõem a fazer um trabalho voltado a psicodelia, o estilo teve um auge na metade dos anos 60 até inicio dos anos 70. Depois nos anos 80 algumas bandas flertaram com o rock psicodélico, a psicodelia é bem verdade sempre esteve por ai compondo a sonoridade de muita banda de peso. Para vocês como está sendo realizar um trabalho nesse estilo e se tiverem quais são as referencias de bandas psicodélicas brasileiras?

Nosso primeiro disco, o La Fuga, foi influenciado pelo rock gringo e por algumas bandas brasileiras como Os Mutantes e Caetano Veloso. Para o nossos próximos singles e para o segundo disco, a influência será a música brasileira de Clube da Esquina, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, O Terço, vamos tentar resgatar porquê essa música boa é da gente, do nosso povo e não precisamos negar as origens e sim afirmá-las, fazer conhecer.

Recentemente a cena rock da Bahia e a própria cena independente nacional viu o Cascadura encerrar suas atividades, qual a importância da banda para vocês e depois do fim do Cascadura vocês arriscam indicar outro nome que possa continuar o legado dos caras?

Não conheço muito a banda, ouvi pouco por questão de gosto pessoal, mas sei que é uma banda tradicional de rock daqui. É o momento da banda, términos acontecem assim como voltas não é?
Para continuar o legado? Várias muitas bandas boas.. The Pivos, Teenage Buzz, Van der Vous, Ivan Motoserra, Soft Porn, The Honkers são exemplos de bandas excepcionais daqui de Salvador.

A cena rock na Bahia já não é novidade há bastante tempo, como anda a cena nos dias atuais?

Discordo, a cena rock na Bahia é novidade o tempo todo porquê sempre tá surgindo banda nova e as bandas que surgiram há alguns anos estão amadurecendo e seguindo em frente, como é o caso da Vivendo do ócio que faz um trabalho incrível com produção e esforços próprios como uma banda independente. A própria Van der Vous com o crowdfunding para prensar Vinil do disco de estréia e a promessa de novas músicas fortalecendo a cultura nacional. Tem rock que não deixa a desejar como o surf music da Ivan Motosserra e o rock inglês da Teenage Buzz.

A banda tem planos de dar uma renovada na sonoridade no futuro, ou será sempre fiel a psicodelia em si?

A psicodelia é um conceito muito amplo para música, variando desde o som inglês, da música indiana até nordestina. A renovação maior será pela influência brasileira e nordestina nas novas canções.

A banda já teve a oportunidade de participar de festivais fora de Salvador, e existe a possibilidade da banda no futuro ir buscar novas oportunidades fora da capital baiana, assim como fez o Cascadura e outras bandas?

Tocamos em Camaçari e Candeias e pretendemos tocar bastante aqui em Salvador. Negar as origens e deixar nossa gente não acho uma ideia legal. Precisamos circular muito aqui em Salvador e cidades adjacentes depois o Nordeste e quem sabe depois o Sul e Sudeste..

É a primeira vez que a banda participa de um projeto Crowdfunding? E como está sendo a aceitação do projeto no site Kickante?

Este é o nosso primeiro projeto. O Kickante passa confiança por já ter acontecido projetos de sucesso como o da Vivendo do ócio e a equipe deles é fantástica na questão de atendimento ao idealizador do projeto e ao apoiador.

Quais as principais referências sonoras da banda no rock em geral?

Para o La Fuga: The Doors, The Beatles, Pink Floyd, Tame Impala, The Growlers, Os Mutantes.
Atualmente: Clube da Esquina, O Terço, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, Moto Perpétuo.

Os três integrantes da banda participam compondo as letras ou esse trabalho fica a cargo de apenas um integrante?

Sou o compositor das músicas e letras.

Todos os integrantes da banda são músicos em tempo integral, ou a turma intercala os trabalhos da banda com emprego e faculdade?

Tenho um estúdio de gravação e ensaios chamado “Estúdio Vous” e trabalho produzindo Festivais e eventos. O baterista faz estágio e é formado em Letras. O baixista trabalha em tempo integral.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby