3 de mar. de 2016

MPB (MÚSICA PERIFÉRICA BRASILEIRA) – QUEM SÃO ELES?


MÚSICA PERIFÉRICA BRASILEIRA

Por Natan Castro

Uma das ou talvez a maior expressão de uma música genuinamente brasileira que é o samba, surgiu na periferia do Rio de Janeiro, quando as informações rítmicas viajaram da Bahia para o Rio de Janeiro, foi no morro que mestres como Cartola, Carlos Cachaça e outros com as informações em mãos realizaram as últimas experimentações para dar cabo ao que hoje conhecemos como samba.

Quando o Hip Hop invadiu a periferia das cidades brasileiras na década de 80, primeiramente em SP/RJ e consequentemente logo depois os outros centros, ele só veio continuar uma tradição que o samba já havia iniciado décadas atrás. Apesar de ser uma sonoridade surgida nos guetos Nova Iorquinos o discurso do Hip Hop se encaixou perfeitamente nas periferias do Brasil, como um canal de comunicação ele só cresceu com o passar do tempo, desde o mega sucesso deflagrado no meio musical pelo Racionais MC`s nos anos 90, diversos grupos e artistas embarcaram na onda. Hoje podemos dizer que a cultura Hip Hop é uma realidade objetiva, com seus preceitos dialogando a todo momento com as agendas sociais do país, dentre elas racismo, pobreza, feminismo e etc.

Nos últimos anos o cenário da música brasileira vem se deparando cada vez mais com artistas de imenso talento artístico e musical advindos da periferia. Bem recentemente começou-se a falar da nova MPB, que nada mais é que Música Periférica Brasileira. Na atualidade precisamos dar nomes aos bois, aos novos produtos musicais surgidos na periferia frutos dessas tantas e diversas exclusões sociais.

Criolo


Compositor advindo dos meios do Hip Hop de São Paulo, Criolo é filho de pais nordestinos. O músico já havia lançado um primeiro disco que não obteve tanta expressão,  somente com o seu segundo disco chamado Nó na Orelha de 2011, que a música de Criolo começou a chamar atenção, o disco chegou ao meio musical festejado por gente como Caetano e Chico Buarque. Além de premiadíssimo em prêmios de música no Brasil o artista com esse disco chegou a realizar importantes apresentações na Europa e outros centros. Detentor de uma forma bastante peculiar de escrever suas letras, o Mc realizou a melhor inclusão do Rap na música popular brasileira, nesse disco o artista contou com um naipe de músicos de grandessíssima qualidade, nele Criolo não só flertou com a MPB clássica mais também com o Afrobeat, tango e reggae. Depois de Nó na Orelha o artista lançou Convoque Seu Buda em 2014, também como uma ótima aceitação de público e critica. Criolo é tido como o primeiro grande nome a ser deflagrado pela nova MPB (Música Periférica Brasileira).



Yzalú


Mulher, negra, filha da periferia e deficiente física. Yzalú é uma cantora paulista do ABC, recentemente seu nome passou a ser percebido cada vez mais nas resenhas musicais voltadas a novos nomes da nova MPB, não é por acaso, a qualidade musical de Yzalú é perceptível logo na primeira audição, suas referencias são grandes nomes da música negra nacional e claro de artistas de Hip Hop. Com um discurso afiado com o assunto é o papel da mulher negra na sociedade, a artista fala com propriedade, ela carrega um dos discursos mais afiados sobre as mazelas de ser mulher, negra e deficiente física hoje no país. No momento a cantora está no processo de lançamento de seu primeiro disco Minha Bossa é Treta.



Liniker



Recentemente nas redes sociais um nome começou a causar um certo buxixo, o motivo do burburinho foram as canções de Liniker que começaram a ser divulgadas, no primeiro vídeo em poucos dias já havia mais de um milhão de visualizações no youtube. Ele é negro e gay o cantor de Araraquara (SP) que tem se chama Liniker por conta da homenagem de um tio ao jogador de futebol com o mesmo nome. A música de Liniker é toda calcada no Soul, com fortes influencias de samba rock, influência vinda do gosto musical de sua mãe. Algo chama atenção nesse novo nome da música negra nacional é o fato de Liniker se apresentar vestido de mulher, a bandeira da diversidade de gênero é citada como parte integrante do seu trabalho, segundo ele o seu corpo é uma arma no seu fazer artístico. O cantor e compositor de 20 anos é estudante de teatro e cita Etta James, Nina Simone e o samba rock nacional como maiores influencias musicais. O artista lançou em 2015 o EP (CRU) canções como Louise du Brésil e Caeu dão mostra de como é promissor o futuro desse artista no cenário da música brasileira. Liniker junto de Criolo e Yzalú fecham a trinca dos nomes de maior expressão da boa e nova leva da MPB.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby