1 de ago. de 2015

JOHNNY HOOKER - A POESIA HOMOERÓTICA DE UM FILHO DA GERAÇÃO MTV BRASIL


Por Natan Castro

Johnny Hooker é o alter ego artístico do diretor, ator, musico e compositor pernambucano John Donovan. O artista lançou recentemente o disco Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!  Aclamadissimo pela critica e por um público que começa a entender que existe uma renovação contemporânea na MPB. Com 27 anos Johnny Hooker a primeira vista pelo visual lembra bastante dois grandes nomes do Glam Rock David Bowie e Marc Bolan, mas é indubitável a semelhança visual-estética com Ney Matogrosso apesar do artista não citar o cantor como referência. Sua voz em alguns momentos lembra bastante o timbre de voz da Sandra de Sá e todavia lembra sempre, sempre mesmo Cazuza da fase solo.

Johnny faz parte de uma leva de artistas contemporâneos que lançam álbuns de forma independente com qualidade acima da média e que com o passar do tempo rapidamente assinam com uma gravadora. As letras todas carregadas de temas homoeróticos respingadas num batente sonoro que ora troca passos com o samba, ora com o pop-rock e por último no remete as músicas de bordel. Todo o burburinho sobre sua aparição no meio musical Recifense e agora nacional se deve pelo peso de suas interpretações em cima do palco, a temática das canções é permeada de estórias de amores despedaçados, enredos dramáticos, que segundo o artista não necessariamente são todas baseadas em relacionamentos pessoais, mas também em relatos de amigos e pessoas próximas. Johnny Hooker diz ser filho da geração MTV que assistiu o surgimento do Mangue-Beat e do renascimento do cinema de Pernambuco, além de músico o artista já dirigiu curtas metragens e participou de alguns como ator, além de novelas atuando e tendo suas canções como trilha sonora, atualmente sua canção Amor Marginal é trilha da novela das nove da Globo Babilônia.

Recentemente ganhou o prêmio Multishow de Música Brasileira como revelação, Johnny Hooker junto de Felipe Catto, Alice Caymmi, Tulipa Ruiz são as caras novas da atual música brasileira, essa turma esta ai segurando o estandarte da tradição, mas sempre dialogando com as tendências musicais da atualidade. 




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby