8 de set. de 2016

TOP FIVE - MELHORES PERFORMANCES AO VIVO


O palco sempre foi e sempre será o lugar mágico, é perante seu público que um grande artista ou banda se consagra no mundo do showbizz. Nesse espaço de alguns metros é onde o artista expõe aquilo que melhor define sua arte, sob as luzes e acima de um mar de gente e milhares vozes que os grandes artistas da música pop entraram para história não só do mundo do entretenimento, mas também dos corações e nas memórias de seus fãs. Abaixo uma amostra daquilo que julgamos como as cinco melhores performances ao vivo da história da música pop.  


Top 05 – Silverchair - Freak (Rock In Rio 2001)

A banda australiana Silverchair chegou no Rock In Rio como uma das novidades do festival consagrado. Não era nem de longe a banda mais aguardada do festival, mas o show apresentado pelo trio da Austrália simplesmente entrou para história do festival como um dos melhores. Daniel Johns e sua trupe arrebentaram no palco principal tocando os maiores hits da banda, tendo como ponto alto a música (freak), com direito a palco tremendo e distorção para todos os lados ao melhor estilo do grunge de Seattle.

                

Top 04 – Love Of My Life (Rock in Rio 1985)

O primeiro Rock In Rio no Brasil é considerado pela crônica musical no mundo inteiro como uma das cinco melhores edições de festivais ao redor do mundo. Grandes bandas aportaram no Brasil naquele período, e uma das mais aguardadas foi os ingleses do Queen. Freddy Mercury e sua turma realizaram segundo eles o melhor show de suas vidas, o palco principal do festival foi propositalmente baseado no palco da turnê oficial dos ingleses naquele período, nada mais cômodo para que o músicos do Queen se sentissem bastante a vontade para uma grande performance ao vivo. Sem dúvidas o ponto alto do show foi a canção Love Of My Life cantada por um coro de mais de duzentas mil vozes na cidade do rock em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. 

                 

Top 03 – Jethro Tull – Aqualung (BBC Sight & Sound 1977)

Aqualung é um dos maiores e melhores álbuns lançados por uma banda de rock nos anos 70. A performance de Ian Anderson interpretando a música pode perfeitamente ser considerada uma obra de arte em si. Pouquíssimas vezes um artista conseguiu ser tão artístico em sua plenitude sem perder a empatia com o público, além de tocar sua flauta mágica como um verdadeiro menestrel de tempos passados. Essa apresentação em 1977 mostra a banda em seu apogeu criativo e performático num ano fundamental para a história do rock mundial.

                


Top 02 – The Beatles – Twist And Shout (Royal Variety 1963)

Os Beatles haviam retornado da turnê em Hamburgo, tinham imortalizado o Cavern Club em Liverpool, e já despontavam para o mundo como a maior banda de rock de todos os tempos. No auge da fase de Londres o grupo foi chamado para se apresentar num concerto comemorativo, onde estaria dentre outras personalidades a Rainha da Inglaterra. John Lennon o mais lúcido de todos os Beatles, resolveu ilustrar a apresentação com uma mostra de seu sarcasmo e humor característico, antes de começar a tocar a canção Twist And Shout disparou a seguinte frase "Para o nosso último número, eu gostaria de pedir sua ajuda. As pessoas nos assentos mais baratos podem bater palmas. E o restante da plateia podem apenas chacoalhar suas jóias". Histórico, Brilhante, genial como John Lennon.

                

Top 01 - Michael Jackson Billie Jean (Mottown Records 25th Anniversary 1983)

Em 1983 a grande gravadora de música negra chamada Mottown, conhecida por lançar gente como Stevie Wonder, Roberta Flack, James Brown e Jackson Five, estava fazendo 25 anos de sua inauguração. Michael Jackson não era só o grande nome da música negra mundial naquele momento, como um pouco mais a frente ganharia o titulo de Rei do Pop. Naquele dia entraria para a história como uma das senão a melhor performance ao vivo de um artista musical ao vivo. No seu apogeu físico e artístico o cantor se apresentou cantando e dançando a música Billie Jean, que faz parte do mega sucesso Thriller. Michael pode ser tranquilamente considerado um dos artistas mais completos dos últimos cinquenta anos, cantor, dançarino e talentosíssimo compositor fazem dele um mito talvez inalcançável do pop. Nessa apresentação o artista apresentou o famoso passe “moonwalker” que representaria uma marca própria que perdura até hoje na memória dos fãs ao redor do planeta.    

               

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby