Em
2016 está fazendo vinte anos da morte de Renato Russo, o líder da Legião Urbana
figura com outros grandes nomes da geração do rock anos 80 como um dos principais
letristas. Como tal Renato Russo descende de uma tradição de grandes letristas
do rock, que vem desde Bob Dylan, passando por David Bowie, Jim Morrison, Neil
Young, Ian Curtis chegando até Morrissey ex-lider do The Smiths mítica banda de
rock inglês dos anos 80.
Abaixo
uma lista dos cinco melhores discos da Legião Urbana, traçando um paralelo com
o momento político-social do Brasil, as análises focam nas composições de Renato
Russo e sua devida importância para uma geração fãs e admiradores.
Legião Urbana – Dois
1986
a banda lançou o segundo disco da carreira, é visível a evolução da banda no
que diz respeito a produção e desenvolvimento das músicas em estúdio. Produzido
por Mayrton Bahia o disco é recheado de hits a maioria deles de alcance
nacional, o Brasil havia passado pela expectativa de grandes mudanças nos rumos
do país por conta eleições de 1985, o anúncio da morte de Tancredo Neves que
era visto como um verdadeiro salvador da pátria havia jogado um balde de água
fria nas esperanças do povo brasileiro.
Nas
letras Renato Russo começava a delinear o estilo característico de relatar experiências
pessoais de forma poética em suas canções. “Dois” da Legião Urbana é um
discaço. Em Daniel na Cova dos Leões ele cita a bíblia poetizando
acontecimentos pessoais, Eduardo e Mônica ele cita a influência de Dylan com as
canções que contam pequenas histórias, em Tempo Perdido ele inicia cantando os
versos “Todos os dias quando acordo, não tenho
mais o tempo que passou”. A canção é uma bela referência ao escritor
francês Marcel Proust e o seu Em Busca do Tempo Perdido. Com esse
disco o Brasil começava a conhecer a maior banda de rock daquela geração e porque
não dizer o poeta maior daquela geração que ele mesmo denominou Geração Coca-Cola.
Legião Urbana – As Quatro
Estações
Em
1989 o Brasil vivia as lamúrias dos planos econômicos da era Sarney, inflação
altíssima e todo tipo de desesperanças político-sociais. Uma nova eleição trazia
mais uma vez a possibilidade de grandes mudanças, pela primeira vez em muitos
anos o Brasil iria escolher seu presidente da república através do voto direto. A banda Legião Urbana nesse período já
carregava o titulo de uma mega banda de rock nacional, com milhões de discos
vendidos, shows lotados alguns deles em estádios. Nas letras Renato Russo
destilava os dissabores de alguns relacionamentos que não deram certo, era visível
esse acerto de contas com o lado sentimental do poeta através de suas canções.
O disco já inicia com essa que é uma das melhores letras do rock nacional, em Há Tempos ele trata das vicissitudes que espreitam os confusos anos da juventude, uma grande canção da banda, que impressiona por não conter refrão, recheada de grandes versos e belíssimas metáforas, a impressão que passa que a cada novo verso um novo refrão, uma canção genial. Nesse disco Renato Russo começa abordar o tema da homossexualidade de forma mais definida, canções como Feedback Song For a Dying Friend, Meninos e Meninas demonstra claramente sua opção sexual que em determinados momentos se mostrava ambígua também. Em Pais e Filhos ele insiste no perigo da autodestruição que sempre paira sobre a fase adolescente, a música era cantada em uníssono nos shows no Brasil a fora. O nome do disco cita também um problema de saúde mental que ficaria mais claro anos depois, a dependência química, com tendências a drogas e álcool, tudo por conta da bipolaridade um tema que somente anos depois passava a ser encarado de forma mais atenciosa no país e no mundo, Renato Russo foi um dos primeiros artistas a começar a tocar no assunto.
Legião
Urbana – V
Em
1991 o Brasil vivia o período Collor de Melo, o mais jovem presidente da
história do país, alçado ao cargo por uma massa de jovens, a grande maioria da
classe feminina que se sentiu atraída a nomear um jovem politico para o cargo. Um
ano depois esses mesmos jovens pintaram as caras e foram as ruas gritar pelo
impeachment do presidente. A legião Urbana lança o álbum V, esse é sem dúvidas
o disco mais tétrico no alto sentido da palavra, a banda retorna ao post-punk
movimento ao qual se enquadrava no inicio de carreira. A banda cita o disco
Pornography do The Cure como influência para os temas arrastados que é a tônica
sonora do disco.
Nas
letras Renato Russo passa a limpo uma das fases mais difíceis de sua vida, um
ano antes havia descoberto ser portador do vírus HIV. A fase pesada fica
bastante clara em canções como Metal Contra as Nuvens, de alguma
forma um acerto de contas pelos erros, o poeta descia ao inferno e subia aos
céus pedindo clemência a um deus que até então nem parecia existir. Em A Montanha
Mágica ele cita mais uma vez um grande escritor dessa vez o alemão
Thomas Mann, “Minha papoula da índia, minha
flor da Tailândia, és o que me fazes tão mal”. A temática das drogas é
recorrente nessa fase. L'Âge D'Or ele canta “Já tentei muitas coisas, de heroína a Jesus,
tudo que já fiz foi por vaidade”. É bastante claro um catálogo de
arrependimentos e ele canta isso de peito aberto, as canções da Legião urbana
representavam para Renato uma espécie de divã. O disco tem ainda a belíssima Vento
no Litoral e O Mundo Anda Tão Complicado era
quando ele se dava ao luxo de dar trégua a essa batalha existencial que travava
consigo mesmo.
Legião Urbana - O
Descobrimento do Brasil
Em
1993 o Brasil vivia um período mais sossegado, os anos de crise haviam deixado
marcas indeléveis no povo brasileiro, após da saída de Collor de Mello, o vice
Itamar Franco havia assumido e realizado o importante trabalho de começar a
colocar a economia nos trilhos, logo depois entregaria a presidência a Fernando
Henrique Cardoso que fora seu ministro da fazenda, logo teríamos uma nova moeda
e inflação controlada.
O
disco novo da Legião vinha com um titulo inusitado, O Descobrimento do Brasil,
o titulo era na verdade uma homenagem a uma nova geração que recebia o legado
da banda de braços abertos eram os filhos dos primeiros legionários. As letras
nesse disco parecem mais maduras no que diz respeito a vida pessoal do
letrista. Renato Russo citava nas entrevistas o seu filho, o filho seria fruto
de uma noite com uma modelo que teria morrido em um acidente de carro logo
depois do nascimento da criança. Mais tarde descobriu-se que Renato Russo havia
adotado uma criança e tinha dado a ela o nome de santo com cantou em Pais
e Filhos. O disco possui belas baladas, como Vamos Fazer Um Filme, Vinte
e Nove, Anjos.
No
campo da consciência politica Renato Russo compôs uma das suas melhores canções
de cunho politico, A Perfeição é uma grande letra, nela o poeta descarrega sua metralhadora
de versos mordazes citando todas as mazelas de uma sociedade desigual e joga a
conta na cara de uma classe politica inepta aos anseios de um país que não parava
de crescer em desigualdades. Em Só Por Hoje o letrista canta seus
problemas com dependência química poetizando o problema em forma de canção, a
genialidade de Renato Russo como compositor deve também ser explicitada por
essa capacidade de poetizar suas dores nas canções. Em suma mais um grande
disco de uma grande banda de rock.
Legião Urbana – A Tempestade
Em
1996 o país vivia a estabilidade econômica trazida por uma moeda forte, os
mecanismos de sufocação da inflação se demonstravam acertados, os tempos de
preços altos nas mercadorias haviam ficado para trás. A banda havia abandonado
uma turnê nacional, os problemas depressivos de Renato Russo causados pela
bipolaridade, levavam o poeta ao uso abusivo de álcool e drogas, além é claro
da AIDS. O disco todo foi produzido e gravado em meio a tensões enormes, os
ataques de personalidade de Renato Russo causaram grandes estragos na gravação
do disco, tudo isso fica visível na voz do cantor durante a interpretação das canções do disco.
O disco foi produzido por Carlos Trilha e mostrava uma banda madura flertando
com novas vertentes do rock pop, os arranjos são os mais elaborados de toda a
discografia. As letras representam a fase mais pesada e podemos dizer
destrutiva de toda a trajetória de Renato Russo como compositor. Quem ouviu o
disco na época do lançamento percebeu que algo muito desesperador estava
prestes a acontecer, era um disco da Legião Urbana, mas de uma Legião
estranhamente diferente de anos atrás. Os versos mais mordazes e tristonhos
estão nesse disco, pode-se perceber isso nas músicas Mil Pedaços, A Via Láctea e O
Livro dos Dias. O canto do cisne da banda mesmo em meio a tanta
tristeza ainda possui sim tentativas de reação por parte de Renato Russo, é visível
isso em Dezesseis, Leila e 1⁰ de Julho.
Logo
depois do lançamento a noticia fatídica do falecimento precoce de Renato Russo
deixou atônita toda uma legião de fãs no país inteiro. Acabava ali com a morte
do líder da Legião Urbana o fim de um ciclo brilhante de uma geração que nos
trouxe talentosíssimos músicos e compositores. Seis anos atrás havíamos perdido Cazuza e no rock de fora
o impressionante Freddie Mercury, todos para o vírus HIV. Se Cazuza havia cantado “Meus heróis morreram de overdose”. Os
nossos heróis da geração dos anos 80 estavam desaparecendo por conta dessa doença
injusta e mortal. A lacuna deixada pela Legião Urbana em termos sonoros e
poéticos no rock e na música brasileira é sentido até hoje, o tempo serviu para
mostrar a todos que a Legião Urbana de Renato, Dado e Marcelo Bonfá é e sempre
será a maior banda de rock desse país.
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