18 de jun. de 2016

Dez Maiores Hinos da História do Rock




Por Natan Castro

Mais uma vez nos apropriamos do uso das famosas listas para colocar lenha na fogueira das polêmicas sonoras e resolvemos citar os dez hinos imortais do rock. A lista segue uma ordem cronológica e usamos como critério a representatividade dessas músicas até hoje no inconsciente coletivo dos fãs de rock’n’roll e da própria música pop em si.

10. Hound Dog (Elvis Presley)


Hound Dog foi uma das primeiras músicas gravadas por Elvis a alcançar a marca dos milhões de cópias vendidas. A primeira versão tristonha interpretada pela musa do blues Big Mama Thornton em nada se parece com a interpretação de Elvis Presley. Com essa música o cantor divulgou a atitude rebelde e libidinosa do rock nos meios de comunicação, em uma apresentação no programa Milton Berle Show o rebolado de Elvis causou diversos transtornos e onda de protestos por parte da sociedade purista americana. Hound Dog de Elvis Presley além de um mega sucesso imortalizou-se como símbolo de transgressão juvenil nos primórdios do rock’n’roll.

09. Like a Rolling Stones (Bob Dylan)


Hipnótica, risível e poética, segundo o pai da criança a melhor música escrita por ele. Like a Rolling Stone ajudou aos fãs mais tradicionais a entender que o “mito” não estava errado ao eletrificar sua música. Dizem que a letra foi inspirada numa socialite decadente, alguns acreditam ser Edie Sedgwick a musa de Andy Warhol. A música ajudou a quebrar o paradigma dos singles de um pouco mais de três minutos, chegou ao segundo lugar nos Estados Unidos. Like a Rolling Stones é representativa na carreira de Bob Dylan por representar dali pra frente uma forma arredia do mestre vislumbrar sua carreira, estando sempre a margens de qualquer tendência ou direcionamento sonoro imposto. Naqueles tempos antes de começar a tocar a música ao vivo pedia aos músicos para tocarem o mais alto que conseguissem.

08. Hey Jude (Beatles)


Segundo muitos a música que melhor representa o conceito de música pop. Não há dúvidas uma das músicas mais emblemáticas de todo o rock’n’roll. No reinado dos Garotos de Liverpool, John era a atitude e rebeldia síntese do rock’n’roll, do outro lado Paul o multi-instrumentista, o virtuose, músico intuitivo dono de uma tremenda capacidade de criar melodias magistrais.  Logo quando Paul apareceu com a letra John desconfiou ser um deboche a sua pessoa, mas tempos depois ficou bastante claro que “Jude” era uma alusão a Julian Lennon. McCartney sentiu-se incomodado com a separação de John e Cinthia Powel e numa visita feita a Julian teve a inspiração da linda melodia. Hey Jude se tornou um símbolo do inicio da Apple chegando a ficar nove semanas no primeiro lugar das paradas americanas. É de longe o single mais destacado dos Beatles.

07. Stairway To Heaven (Led Zeppelin)


A música do século. Para muitos a canção mais estonteantemente e linda do rock. A lenda vaticina que diversos trechos foram retirados da fixação de Jimi Page pelas ideias do bruxo Aleisteir Crowley e na igual admiração que Robert Plant tinha pelos livros do Tolkien, O senhor dos Anéis seria o livro em questão. A grande verdade é que é uma das sequencias melódicas mais viciantes do rock, a primeira parte ao pretender e conseguir relaxar os sentidos acaba nos preparando para o final apoteótico. A música mais emblemática do Led Zeppelin jamais passa despercebida a qualquer ouvido treinado, atento as belezas naturais do mundo das artes.

06. Bohemian Rhapsody (Queen)


Diz a lenda que ela veio completa, inclusive com os detalhes do arranjo. Bohemian Rhapsody é uma obra prima advinda do gênio de Freddie Mercury. A inovação proposta pelo arranjo assustou o empresário da banda Pete Brown, a banda conseguiu que o single fosse experimentado com antecedência por um Dj, não deu outra acertaram na mosca. A instigante junção de rock com a ópera foi para o topo das paradas, catapultou os caminhos sonoros e mercadológicos da banda para patamares nunca imaginados por eles. Apesar da letra pouco dizer os trechos distintos da música tornou ela para milhares de fãs como a música mais importante da banda.

05. Another Break In The Wall (Pink Floyd)


Pergunte a qualquer ser humano destituído de qualquer informação pop em toda sua vida. Qual música vem a sua mente quando o assunto é rock’n’roll? Indubitavelmente Another Break In The Wall do Pink Floyd será a música citada. Hino incomensurável de gerações passadas e certamente geração futuras, a composição de Roger Waters tentava um acerto de contas tardio com a formação estudantil opressora do período escolar. Não podemos esquecer que se não fosse o solo fenomenal composto por David Gilmour, seria pouco provável a vingança da poesia contra a intolerância da sociedade tradicionalíssima da terra da Rainha.

04. Boys Don´t Cry (The Cure)


Quando Robert Smith compôs Boys Don’t Cry com a tentativa de inserir o The Cure num meio mais pop, lá pelo final dos anos 70. Nem passava pela sua cabeça que a música só iria se tornar uma canção símbolo de sua geração por volta de 1986. É de longe a música que mais sintetiza o rock das bandas inglesas dos anos 80. A intenção era não se livrar totalmente da carga tristonha proposta pelo gótico, mas flertar com algo mais pop e comercial. Na década de 90 a música fez parte da trilha sonora de um filme estrelado por Hilary Swank ajudando a confirmar sua importância para uma nova geração que se auto intitulava a geração indie.

03. Sunday Bloody Sunday (U2)


Os ridículos acontecimentos ocorridos na Irlanda que ficou conhecido mundialmente como Domingo Sangrento. Foram inspiração para uma das músicas de protesto mais importantes do rock. Sunday Bloody Sunday foi a música que alçou o U2 ao patamar das grandes bandas de rock. Não existe fã de rock’n’roll que não se emocione com as partes da bateria citando a marcha marcial e os acordes da guitarra de The Edge fazendo alusão a tiros de metralhadora. Hino fundamental do rock de ontem, hoje e sempre.

02. Smell Like Teen The Spirit (Nirvana)


Qual a possibilidade de uma música mudar o status quo e influenciar na vida das pessoas? Até antes do ano de 1991 com o lançamento do cultuado Nevermind da banda de Seattle Nirvana, acreditamos nós era remota. Essa música provou para todos no mundo da música em geral, que a música bem como preconizava Lennon anos antes, poderia sim modificar a vida das pessoas. A ideia da letra surgiu quando a vocalista da banda Bikini Kill escreveu na parede “Kurt Smell Like Teen Spirit”, essa foi a deixa para sua tentativa de criar a melhor de todas as canções pop. A principio um riff de quatro movimentos e uma bateria destruidora por detrás, mas faltava algo Cobain acertou com os outros desacelerar algumas partes e bingo estava composta uma das músicas mais importantes da história do rock. Um grande hino cantado em uníssono naquele ano de 1991 por roqueiros ao redor do mundo inteiro. Na frase escrita na parede ela se referia a um desodorante que supostamente seria o cheiro de Kurt Cobain, ele transformou essa espécie de comentário num mecanismo de modificação da nossa realidade.

01.  Fake Plastic Trees (Radiohead)


Quando essa música surgiu como pano de fundo de uma propaganda do ministério da saúde sobre a síndrome de down, poucos amigos meus da escola sacaram que aquilo se tratava de outra coisa, um tema totalmente diferente da temática especial da propaganda. Quando Creep explodiu no mundo inteiro no inicio da década, nem passava pela minha cabeça que a mente sui generis de Thom Yorke, ainda nos daria músicas de igual proporção, porém abordando assuntos mais sérios e importantes como o distúrbio do consumo desnecessário e desacerbado.  A balada faz parte do grande álbum The Bends e tem um clip bastante característico com direito a Thom Yorke tristonho e acabrunhado dentro de um carrinho de compra de supermercado. Por esse e outros motivos eles são em minha opinião a banda que mais representa a contemporaneidade. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby