17 de jun. de 2016

Dez Mestres Geniais da Música Popular Brasileira



Por Natan Castro

A música brasileira é reconhecidamente uma das mais ricas em todos os sentidos. Esse reconhecimento muito se deve a miscigenação ocorrida na formação de nosso povo, eram índios, negros e europeus, está no dna do povo brasileiro as informações rítmicas, harmônicas e líricas dessa turma. Devemos muito da nossa excelência musical a essa inusitada mistura de raças. Abaixo grandes magos de nossa música, exemplos dessa fascinante experiência sonora.

10. Pixinguinha


Pixinguinha talvez tenha sido um dos primeiros mestres da era moderna de nossa música. É sem dúvidas um dos artífices daquilo que se convencionou a chamar de música popular brasileira. Compositor tinha na flauta e no saxofone suas especialidades, advindo de uma família de músicos sempre esteve imerso desde a infância num ambiente totalmente musical. É um dos primeiros grandes divulgadores do choro, representou a síntese da união entre o erudito e o popular criando assim nossa conhecida MPB. A sua composição mais conhecida é o clássico Carinhoso. Uma das canções mais belas da nossa música reconhecida mundialmente.


09. Hermeto Pascoal


Hermeto é um dos magos de nossa música. Desses gênios iconoclastas detentor de uma capacidade musical assustadora. Natural de Arapiraca em Alagoas, desde muito cedo se mostrou interessado nos sons da natureza, construiu seu primeiro instrumento ainda cedo se parecia com um pífano costumava tocar para os passarinhos. No inicio da década de 50 em Recife começa de fato sua carreira tocando no circuito de rádios, nesse período fazia parte de um trio, para logo depois iniciar uma carreira primorosa, incluindo carreira internacional. Hermeto Pascoal praticamente tocou e se apresentou com os maiores nomes da música brasileira e internacional de seu tempo. É motivo de estudos de especialistas ao redor do mundo por sua extrema facilidade em transformar quase tudo ao seu redor em música.


08. Moacir Santos


Moacir é Pernambucano de Flores, começou a tocar clarinete bem cedo aos 11 anos, depois expandiu seus domínios ao sax, piano, trompete, banjo, violão e bateria. No inicio dos anos 40 foi contratado pela Radio Nacional no Rio de Janeiro, depois mudou-se pra São Paulo onde regeu a orquestra da TV Record. Nos final dos anos 60 foi para Los Angeles convidado para estreia mundial de um filme que havia composto a trilha sonora. Nos states fincou sua carreira dando aulas e assinando trilhas sonoras de diversos filmes de Hollywood. Moacir é um desses mestres geniais de nossa música, reconhecido por elevar os ideais harmônicos de nossa música. Foi professor de grandes nomes como Baden Powel, Nara Leão Roberto Menescal, Sergio Mendes, trabalhou como assistente do grande compositor alemão Hans Joachim Koellreuter. O seu disco Coisas é reconhecido como uma das obras primas da música instrumental brasileira.


07. Sivuca


Sivuca multi-instrumentista Paraibano junto de Hermeto Pascoal faz a dupla de albinos geniais de nossa música. Depois de surgir como um dos mestres da música genuína do nordeste e se fazer reconhecido no Brasil inteiro, Sivuca esteve na década de 60 tocando na Europa onde foi reconhecido como o melhor multi-instrumentista em Paris no ano de1962. É de Sivuca o arranjo do sucesso mundial Pata Pata de Miriam Makeba. Morou em Nova York e na década de 70 trabalhou como arranjador da TV NBC. O albino Sivuca é mais um desses músicos intuitivos, detentor de grandes capacidades sonoras reconhecido no Brasil e fora como um dos mais profícuos músicos do nosso território.


06. Airto Moreira


Airto Moreira é um músico Catarinense, talvez um dos músicos mais festejados fora do Brasil em todos os tempos. Integrou em 1962 o Sambalanço Trio juntamente a César Camargo Mariano e Humberto Claíber, de 1966 e 1969 integrou o genial grupo Quarteto Novo com Theo de Barros e Hermeto Pascoal. Mudou-se para os Estados Unidos no inicio dos anos 70 entrou para o hall de grandes músicos da música mundial ao participar o álbum Bitches Brew de Miles Davis. Possui uma vasta discografia onde destila sua genialidade sonora, é tido por muitos como um dos músicos brasileiros mais inventivos de todos os tempos.


05. Naná Vasconcelos


Naná Vasconcelos foi um percursionista brasileiro eleito oito vezes o melhor percursionista do mundo pela revista americana Down Beat. Naná tocava praticamente todos os instrumentos percussivos, mas era especializado no uso do Berimbau. Requisitado por praticamente todos os grandes nomes da música brasileira, o Pernambucano representou a diversidade sonora brasileira, ao trazer à tona a diversidade sonora nordestina difundindo-a durante toda sua carreira. Possui uma vasta discografia além de trabalhar como produtor foi também descobridor de grandes nomes da nossa recente música, como o grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado.


04. Arthur Verocai


Arthur Verocai é um músico brasileiro tido como um dos mais festejados e tocados pelos Dj`s e músicos alternativos da Europa e E.U.A na atualidade, arranjador e compositor, Arthur Verocai lançou um disco no inicio dos anos 70 que não obteve no período nenhum reconhecimento, mas hoje é tido como uma perola sonora da década de 70. O músico depois de muitos anos retomou sua carreira e participou nos últimos anos de diversos concertos fora do país. Suas composições são sempre citadas por músicos e Dj´s de fora pela riqueza rítmica e harmônica tendo sido usada costumeiramente como samplears em varias produções da nova safra da música pop.


03. Egberto Gismonti


Egberto é mais um desses músicos por excelência do nosso Brasil. Filho de pai Libanês e mãe Italiana, nasceu no interior do Rio de Janeiro e desde cedo começou a estudar piano, logo depois flauta, clarinete e violão. Pesquisador contumaz de nossa música e nosso folclore chegando a morar numa tribo de índios por conta de suas pesquisas. Na década de 70 participou de alguns festivais de música logo depois lançou diversos álbuns de música instrumental por um selo alemão. Já tocou e colaborou com grandes músicos nacionais dentre eles Hermeto Pascoal, Manuel Morelenbaum, Airto Moreira e outros.


02. Eumir Deodato


Eumir Deodato é outro monstro da nossa música instrumental, pianista e arranjador. Foi um dos músicos que participaram da época de ouro da Bossa Nova. Radicado nos Estados Unidos desde meados dos anos 60, trabalhou na produção de discos de grandes nomes da música como Aretha Franklin, Frank Sinatra e Wes Montgomery dentre outros. Na década seguinte chegou ao topo das paradas americanas com um disco autoral onde realizou uma versão do poema sinfônico Also sprach Zarathustra, de Richard Strauss. Tem em sua carteira a participação em mais de 500 discos, trabalha até hoje na gringa com produção de discos e trilhas sonoras.


 01.    João Gilberto


João Gilberto “o mito” talvez o mais genial músico brasileiro dos tempos modernos. O baiano João Gilberto é considerado um dos senão o pai da famosa Bossa Nova, a batida sincopada de seu violão ao realizar uma simbiose do jazz com samba brasileiro criou não só um novo estilo, como também toda uma nova estética sonora que alçou a música brasileira pela primeira vez ao reconhecimento mundial. Junto de Tom Jobim e Vinicius de Moraes é tido por muitos, diversos artistas de renome nacional e internacional como um dos gênios da música mundial vivo. Artista e músico excêntrico vive recluso num apartamento no Rio de Janeiro, recentemente chegou aos oitenta anos, prometendo voltar a se apresentar ao vivo depois de alguns anos. João Gilberto é um gênio, um mito, artista fundamental para o entendimento da nossa riqueza sonora.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby