2 de set. de 2015

SÃO LUIS (MA) – VIDA INTELIGENTE NA ATUAL CENA MUSICAL ALTERNATIVA DA ILHA


Por Natan Castro

A cena musical alternativa de São Luís apresenta na atualidade certo amadurecimento ainda que tardio de seus artistas e bandas. Muito já se ouviu falar da diversidade musical do Maranhão, por conta de seus diversos ritmos catalogados, porém existe uma efervescência musical em andamento nos palcos alternativos da capital e é sobre essa turma que trata meu artigo, existem ainda muitos outros artistas na cena, porém os que aqui estão são a meu ver aqueles que merecem ser citados, seja pela qualidade musical, seja pela importância com que eles tratam suas produções musicais.


JOEY CALIFÓRNIA


Joey Califórnia é um artista da emergente cena alternativa de São Luís, detentor de ótimas canções, algumas delas bastante conhecidas entre a galera mais descolada da capital, é o caso do hit radiofônico Aline com dois ennes, o artista bebe na rica fonte de referencias pop dos anos 80 e 90. Ele busca nessas referencias tanto da música como do cinema a matéria prima para suas canções, a temática das letras é quase sempre a inconstância dos relacionamentos tendo como pano de fundo arranjos inspiradíssimos. Na página do artista do soundcloud podemos perceber o esmero que o artista possui na produção das suas músicas, atualmente Joey Califórnia se prepara para lançar o seu primeiro trabalho.

Músicas do Artista

MARCOS MAGAH


Marcos Magah é desses artistas que militam no underground já há alguns anos, durante muito tempo o artista esteve desbravando o interior do estado divulgando seu trabalho. Anos atrás lançou seu primeiro trabalho pelo selo Pitomba. Dois pontos chamam a atenção no trabalho do artista, a primeira é a influencia da música brega produzida nos anos 70 no Brasil e a segunda o rock’n’roll mais básico possível, pegada esse que vem do seu passado punk com a banda Amnésia, a junção dessas influencias definem hoje o seu trabalho como Brega/Rock. Atualmente o artista trabalha na produção de seu segundo disco.






TELÚRICOS


Banda revelada pelo projeto cultural Sebo no Chão de São Luís, os músicos realizam uma mistura homogênea de MPB e Rock com pitadas de psicodelia e ritmos latinos. As letras escrachadas numa verve bem bicho-grilo. É visível a influencia de Novos Baianos. Recentemente a banda lançou seu primeiro EP Experimente a mente.






TIAGO MACI



Tiago Maci é um músico e compositor da atual cena musical maranhense alternativa, um misto de trovador folk com sambista maldito, as letras irônicas falam de musas e os ditames dos amores dilacerados, Sergio Sampaio é o artista que nos vem à mente na primeira audição do artista. Na atual cena o artista vem destacando nos redutos mais undergrounds sempre nessa pegada intimista-fatalista.



MR.SIMPLE


Banda de rock alternativo de São Luís, a Mr. Simple se apresenta num formato de trio. A banda revisita o que de melhor se produziu de pop/rock nacional e internacional dos anos 80 e 90. Porém possui um trabalho de músicas autorais bastante elaborado, dois integrantes da banda são remanescentes da banda Daphne importante banda de rock maranhense surgida no final dos anos 80, a primeira inclusive a lançar um CD de rock no estado. A banda possui alguns hits junto à galera da Ilha um deles é uma chamada Três macaquinhos no cinzeiro.

Música da banda

PÚRPURA INK



Banda de rock de São Luís, lançaram recentemente o primeiro disco Breakin’ Chains. A banda revisita a estética A.O.R das bandas de hard/rock com riffs muito bem elaborados, o vocal chama atenção por possuir timbre bastante característico, a banda vem se apresentando no estado e em estados vizinhos divulgando as músicas desse primeiro disco. Das bandas de rock pesado da atual cena, a Púrpura Ink se sobressai por ter lançado um primeiro trabalho com ótima qualidade, chegando a ser citada em diversas publicações voltadas para o gênero no Brasil como uma das mais promissoras no estilo.






JACK DEVIL



Banda de Trash Metal de São Luís, a Jack Devil é junto da Púrpura Ink uma das apostas do estado no estilo rock pesado, já possuem dois discos lançados, sempre demonstrando pegada e atitude metaleira, o que chama a atenção é a pouca idade dos integrantes, porém com muita atitude e conhecimento de causa no underground do metal nacional, a banda já tocou em diversos festivais no país divulgando seu trabalho, e se prepara agora para lançar o terceiro disco.






KIT JUBA DE LEÃO



Kit Juba de Leão é o nome artístico de José de Ribamar Costa Cavalcanti, Maranhense de São Luís, o artista no passado participou de importantes bandas do cenário alternativo de São Luís, a música de Kit Juba de Leão é multifacetada e rica por diversos motivos, a versatilidade apresentada pelo artista em suas músicas salta aos olhos, o seu trabalho passeia elegantemente por diversos estilos musicais, blues, jazz, bossa nova, mpb, rock e reggae, e essa característica de não se prender a nenhum gênero marca a trajetória do artista, a finese pop das suas canções poderão ser ouvidas em breve num EP que está prestes a sair.

Músicas do Artista

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby