31 de mai. de 2016

Música e Negócios – A Infalível Fórmula do Sucesso Musical




 Por Natan Castro

“Nunca se vence uma guerra lutando sozinho”.  Já dizia o mestre Raul Seixas em um de seus sucessos. Nada mais verdadeiro por detrás de toda história de sucesso musical existe pitadas de talento musical e negócios envolvidos no processo. Como assim, quer dizer que o universo artístico reconhecidamente subjetivo e sensível às ideias, não é somente isso? Existem nacos de racionalidade a espreitar o sucesso artístico musical? Claro que sim. Artista ou banda alguma de grande sucesso em âmbito nacional ou internacional é somente sucesso por conta de ótimas ideias e inspirações. São muitos os casos, na verdade a grande maioria dos artistas e bandas que alcançaram o sucesso, obtiveram por conta dessa relação homogênea entre as duas coisas.

Elvis Presley e Coronel Parker

Elvis Presley Ao Vivo.
Muito se fala da estreita relação de Elvis Presley com seu empresário Coronel Parker, segundo disse o próprio Elvis “dificilmente eu faria tanto sucesso, se não fosse ele, Coronel é um homem muito inteligente”. Coronel Tom Parker foi o responsável pelo sucesso estrondoso de Elvis Presley , não é segredo para ninguém do imenso talento do cantor, mas não se chega ao topo das paradas somente sendo talentoso. Quando começou a cuidar da carreira de Elvis a figura de um sólido empresário já se espalhava no meio do showbizz americano, no inicio Coronel chegou a administrar shows em circo, a experiência com os espetáculos itinerantes o ajudaram a obter uma visão mais ampla da gestão empresarial no meio artístico. Ele alçou um jovem talento musical da Sun Records ao titulo de um dos maiores fenômenos da cultura pop de todos os tempos. Foi do Coronel duas jogadas de marketing fundamentais para o estrondoso sucesso de Elvis Presley, a entrada do cantor nos sets de filmagens de Hollywood atuando e cantando em diversos filmes de sucesso, e o Coronel foi responsável por trazer o grande público dos fãs do cantor para os Estados Unidos, durante toda sua carreira Elvis jamais se apresentou fora do território americano, tais jogadas segundo biógrafos e estudiosos da carreira do artista foram de suma importância para o mega sucesso do Rei do Rock.   

Os Beatles e Brian Epstein
Os Beatles já haviam saído de Liverpool algumas vezes rumo a cidade portuária de Hamburgo na Alemanha na virada dos 50 para os anos 60. Eles haviam crescido consideravelmente como músicos por conta dessa experiência, tocar durante horas a fio em prostíbulos em Hamburgo deixou os garotos de Liverpool afiados ao vivo. Todos já haviam iniciado a fase adulta da vida e estavam certos que desejavam ser como ou maiores que seus ídolos. Mas é fato que o ponta pé do imenso sucesso começou quando um dono de loja de discos chamado Brian Epstein os viu tocando no Cavern Club, o que o levou lá foi o burburinho nas dependências de sua loja em busca de algo sobre os The Silver Beatles. A modificação no visual rebelde, a chegada do quinto Beatle George Martin, os terninhos engomados da primeira fase, a assinatura de um primeiro contrato com uma gravadora e inevitavelmente o marketing por detrás de toda a Beatlemania era foi imaginado e administrado habilidosamente por Brian Epstein. Até sua morte em 1967 Brian foi o cérebro dos negócios pro detrás dos milhões de dólares que envolviam o sucesso dos Fab-Four. Depois do seu falecimento a banda foi obrigada a montar a Apple que funcionava como uma corporação responsável pelos direitos das músicas e dos discos dos quatro integrantes até depois do final do grupo. Apple também era um selo que lançou outras bandas e artistas apesar de movimentar os interesses artísticos dos músicos de Liverpool, porém ela jamais alcançou a primazia da gestão empresarial realizada por Brian Epstein.

Banda KISS
Os mascarados da banda de hard-rock KISS é outro exemplo de junção de genialidade artística com os negócios. Logo no inicio da carreira da banda os músicos perceberam que alguma jogada marqueteira seria necessário para chamar atenção de um público alvo. No inicio dos anos 70 vários grandes grupos de rock enchiam casas e estádios ao redor da Europa e Estados Unidos, os músicos do KISS não queriam ficar atrás. A genial ideia de se pintar foi preponderante para o inicio do mega sucesso, mas não eram somente as fantasias e pinturas, existia todo um significado por detrás dos personagens interpretados em palcos, programas de TV e shows ao redor do planeta. Isso os diferenciou das demais bandas que se pintavam, a junção das personas juntamente ao rock pesado e cheio de efeitos pirotécnicos abocanhou uma leva considerável de fãs. Com o passar dos anos eles até tentaram se desvencilhar das pinturas e fantasias por um determinado tempo, mas perceberam que a marca já estava definida no inconsciente dos fãs. Nos últimos anos os integrantes que podem ser considerados verdadeiros mestres do marketing musical, iniciaram shows de despedida em diversas partes do globo o que só aumentou a arrecadação dos milhares de dólares, os shows que foram marcados em grandes estádios visando a despedida da banda obtiveram sucesso estrondoso, tudo na verdade não passou de mais uma grande jogada de marketing de Gene Simmons e sua trupe.


Malcom Maclaren

Loja Let It Rock
Com o passar dos anos o Movimento Punk Inglês do final dos anos 70, ganhou livros, séries, filmes, documentários todos relatando a importância comportamental e politica que tornou o grupo um grande nome da vertente do rock voltada ao protesto social. É bem verdade é que o cerne do movimento encabeçado pela banda Sex Pistols possuía em sua intenções outro objetivo. O Sex Pistols como banda de rock foi uma ideia de um camarada chamado Malcom Maclaren. A principio Malcom estava bem mais preocupado em revolucionar no campo da moda, foi dele a ideia de vestir um grupo de rock com roupas deterioradas cheias de símbolos contrários ao status quo, Malcom era dono da Let It Rock loja de roupa voltada para um público mais alternativo. A ideia de fazer de uma banda rock modelos para seus modelitos revolucionários acabou por não revolucionar só a moda, mas também o mundo da música. Com o estrondoso sucesso musical do Sex Pistols toda uma estética delinquente, reacionária e jocosa por detrás do conceito da banda fez deles o primeiro grande nome do Punk Rock e principal banda do movimento.

Sex Pistols
Com o passar dos anos a moda em geral, aglutinou os conceitos aludidos por Malcom nos anos 70 e com isso tornou o que antes parecia ser grotesco e amoral como algo alinhado a tendência da moda em voga. Hoje é bastante comum verificarmos exemplos da moda punk sendo usados por atrizes, atores e demais personalidades em geral. Os Sex Pistols talvez não alcançassem tanto sucesso como alcançaram se não fosse a forma e os preceitos por detrás da estética visual definida por Malcom Mclaren.  


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby