27 de ago. de 2015

MARK KNOPFLER, TOMMY IOMMI E BILL WARD - COISAS QUE SOMENTE ELES FAZEM COM O INSTRUMENTO


Mark Knopfler

Por Natan Castro

O guitarrista e líder da banda de rock Inglesa Dire Straits é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, músicas como Sultans Of Swing e Brother Arms, além de serem clássicos imortais da banda, são também mostras da genialidade do guitarrista Mark Knopfler, detentor de uma técnica própria o guitarrista é estudado por especialistas em guitarras no mundo inteiro, o som da guitarra tocado por Mark Knopfler se difere e muito de outros guitarristas, ainda que estes estejam tocando a mesma marca de guitarra. O segredo do timbre retirado pelo guitarrista se dá pelo fato do mesmo não usar as famosas palhetas no momento de tocar o instrumento.  Mas fica a dúvida se ele não usa palheta como consegue dar os acordes? Mark Knopfler toca sua guitarra com a unha, esse é o segredo do lendário guitarrista, segundo ele mesmo esse é o motivo que o faz ser um guitarrista bastante diferente dos demais no mundo rock’n’roll.




Tommy Iommi



O guitarrista da lendária banda de hard rock Black Sabbath Sr. Tommi Iommi, é considerado um dos maiores construtores de riffs da historia do rock de todos os tempos. A banda é precursora de uma pegada mais pesada, eles junto de bandas como Led Zeppelin e Deep Purple são considerados os alicerces do que mais tarde se convencionou a chamar de Heavy Metal. O guitarrista é ovacionado no mundo inteiro como um dos mais viscerais guitarristas do rock, tudo isso se dá pelo feliz motivo do guitarrista conseguir retirar do seu instrumento riffs bastante característicos, pelo peso e coesão dos acordes. Antes da banda fazer sucesso o músico trabalhou durante um tempo numa fábrica na cidade Birmingham na Inglaterra, nesse período ele sofreu um acidente numa máquina de corte de peças de metal, no acidente a ponta dos dedos de uma de suas mãos foram cortadas, exatamente da mão esquerda responsável por realizar os acordes no braço do instrumento, isso obrigou o guitarrista a criar próteses da ponta dos dedos, ela, depois disso o músico passou por um período de adaptação e forjou por conta do acidente uma técnica própria, passando dessa forma a produzir acordes bem mais pesados que os anteriores e ainda por cima mais bem pesados que qualquer outro guitarrista do rock.  




Bill Ward


O baterista da banda de hard rock Inglesa Black Sabbath, também está nessa nossa tríade de músicos com certas excentricidades na arte de tocar seus respectivos instrumentos. O baterista é comumente indicado por pesquisadores musicais e especialistas no instrumento como um dos bateristas com pegada mais pesada do hard rock. O motivo do titulo segundo alguns se deve ao fato do baterista tocar o seu instrumento com as baquetas invertidas, ou seja, ao inverso da forma que todos os bateristas costumam tocar. O som avassalador das braçadas dadas por Bill Ward ajudou o Black Sabbath ser considerada uma das bandas mais pesadas de rock de todos os tempos. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby