9 de nov. de 2016

Royal Dogs – Rock Maranhense de Qualidade Internacional

Royal Dogs

A Cena Alternativa do Estado

A famigerada cena alternativa maranhense de tempos em tempos apresenta novos nomes, diversos foram os casos de novos artistas, novas bandas, quase sempre de rock ou reggae. Ainda no final dos anos 80 Zeca Baleiro deu inicio em sua carreira demonstrando a todos seu reconhecido talento de compositor, o artista como tantos militou na cena musical, mas bem rapidamente percebeu a fragilidade estrutural da mesma e logo em seguida tomou a estrada rumo ao reconhecimento que alcançou anos depois.

Existe um problema politico-cultural nos meandros artísticos no Estado do Maranhão. Tal problema é de conhecimento dos agentes culturais do Estado, apesar da grande maioria não admitir, muito disso por conveniências politicas, e esse problema persiste há algumas gerações sempre se perpetuando. Temos uma das maiores diversidades rítmicas do Brasil, o primeiro grande poeta deste país Gonçalves Dias é maranhense, sempre que nascia uma nova geração de poetas e escritores o Maranhão sempre teve seu integrante com destacada participação. Em suma é inegável a qualidade dos artistas nascidos em terras maranhenses desde sempre.

Nos meandros da cena alternativa nos últimos cinco anos percebe-se uma sutil modificação na forma de encarar as carreiras e trabalhos musicais. A nova leva de bandas da cena vem surgindo tendo como principal aliada as redes sociais. O facebook, Twitter, Youtube, acabam fazendo o papel que antes era dos produtores. Outro fator de suma importância na configuração dessa nova cena é a preocupação com a profissionalização. Algo que inexistia em anos passados quando o amadorismo andava ao lado de artistas e bandas, sendo essa mesma postura responsável pelo desaparecimento precoce de boas promessas musicais em nosso Estado.
Royal Dogs

Tattoo You (Capa)

A Royal Dogs banda de São Luís representa bastante essa nova cara da atual cena alternativa. A banda já chama atenção por fugir um pouco da tradição e apresentar nos vocais uma cantora, só esse fato já merece uma especial atenção, qual foi a ultima banda de rock maranhense que se destacou tendo como vocalista uma mulher? Não bastasse isso a banda possui uma interessante postura profissional, que vai desde o visual, passando pelo trabalho de divulgação nas redes sociais, e uma visível preocupação com a qualidade sonora de seu trabalho musical. Surgida em 2013 a banda lançou no mesmo ano “On Spree of a Gang” e recentemente “Tattoo You” que saiu pela gravadora goiana Monstro Discos. A banda já dividiu palco com nomes como Matanza, NxZero, Dance Of Days, Nação Zumbi e Sepultura. É destacadamente um dos principais nomes do rock nordestino ao lado de Vivendo de Ócio (Bahia) e Selvagens a Procura de Lei (Fortaleza).

O novo disco Tatto You chama a atenção pela sonoridade despojada da banda, riffs e linhas de baixo fazem as vezes para os vocais super bem executados de Laila Razzo. A vocalista em diversos momentos lembra bastante grandes musas do rock’n’roll como Debbie Harry (Blondie) e Gwen Stefani (No Doubt) não só no visual como nos timbres. A sonoridade da banda bebe bastante no que de melhor nos legou o Glam Metal oitentista com pitadas de stoner e punk rock. Em Tattoo You a banda se deu o direito de flertar com sonoridades eletrônicas, tudo muito bem encaixado formatando um som pop de interessante apelo radiofônico. A banda possui ainda Mauro Sampaio (baixo), Felipe Hyily (guitarra), André Júnior (Bateria) e Daniel Brandão como quinto elemento realizando um importante trabalho de bastidores. As canções em inglês são todas composições da banda, com exceção de Breakout To Sleazy uma parceria da banda com Dj Tesch. Numa cena onde ainda se destacam Voiceless, Soulvenir, Diamond Gold, Brutallian, Jack Devil. Royal Dogs parece que ainda vai dar muito que falar, para nossa surpreendente alegria, Viva O Rock do Maranhão!

Por Natan Castro

Site: www.royaldogsbr.com
Facebook: /royaldogsofficial
Instagram: @royaldogs
YouTube: /royaldogsvideos
STREAMING E DOWNLOAD do álbum “Tattoo You”
Spotify: https://play.spotify.com/album/16s3jLL5KADuBwZoJ1weYh
Deezer: http://www.deezer.com/album/12656748
iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/tattoo-you/id1094429193



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby