14 de set. de 2015

WORLD MUSIC - MÚSICA DE UNS MÚSICA DE TODOS



Por Natan Castro                                                                                
                                                                                Cante sua aldeia e serás universal 
(Leon Tolstoi)
                                           

Nos anos cinquenta com a explosão do rock’n’roll e logo em seguida com o inicio da indústria musical em si, o mundo inteiro assistiu o surgimento em grande escala de varias bandas e artistas de rock, eles vinham quase na sua totalidade de dois centros musicais daquele período, E.U.A e Inglaterra, o idioma era o mesmo e havia uma espécie de intercambio e batalha entre esses dois polos, durante muitos anos essa disputa consistia em saber quem conseguia descobrir em seu território o próximo grande artista ou a próxima grande banda de rock.


Nos anos sessenta com o desbunde californiano e a chegada de toda a estética da psicodelia, juntamente com o flower power e o movimento hippie, a indústria musical foi surpreendida por uma informação nova. Por volta de 1968 os Beatles estiveram na Índia meditando e compondo canções, nesse mesmo período Brian Jones do Rolling Stones esteve visitando o Marrocos a convite de um amigo. Esses duas viagens desses dois grandes nomes do rock britânico propiciou um enriquecimento em termos sonoro-culturais no próprio rock’n’roll.


O Beatle George Harrison mais ou menos nessa época tomara aulas com o mestre da cítara Havi Shankar e apesar de Brian Jones ter morrido logo depois da sua volta do Marrocos, lá em terras marroquinas o integrante dos Rolling Stones teve a incrível ideia de registrar a música dos Jajoukas. As fitas dessa gravação histórica ficaram com Mick Jagger que lançou e mostrou para o mundo a impressionante música da tribo marroquina em 1971.

Desta forma com os acontecimentos citados acima, pela primeira vez a música pop que há época era quase que totalmente o rock, pela primeira vez sofria a influencia de uma musicalidade advinda de outros cantos do mundo. Desde os anos sessenta a ideia de uma música do mundo começou a se personificar na indústria musical. O próprio surgimento do reggae com Bob Marley, Peter Tosh e os irmãos Waillers na Jamaica foi uma mostra que sim existia inteligência musical em outros territórios, fora dos E.U.A e Inglaterra. Desde ai começava a se formatar o que somente nos anos oitenta ficou conhecida como World Music.


A dita música do mundo teve que surgir no meio da música pop sobre o nome escrito e lido em Inglês. Artistas como Paul Simon, Peter Gabriel ajudaram na divulgação mundial do gênero musical quando produziram discos não só flertando com a música de outras partes do mundo, mas também tendo nesses discos participações de artistas dessas localidades.



Nos dias atuais essa música produzida por culturas africanas, árabes, sul americanas e quase todos os quatro cantos do mundo, pode ser consumida em massa pelo resto do mundo civilizado. A World Music trouxe um enriquecimento magistral a música pop, a riqueza rítmica, as sonoridades advindas de instrumentos musicais típicos dessas nações, só fez aumentar a qualidade daquilo que hoje conhecemos como música de qualidade. Essa música do terceiro mundo hoje encontrasse totalmente inclusa nas produções da indústria do entretenimento, o mundo globalizado só teve a ganhar com a chegada música das tribos locais, que hoje se funde com as demais perfazendo um maravilhoso mosaico de sons na aldeia global. 





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