Cante sua aldeia e serás universal
(Leon Tolstoi)
Nos anos cinquenta com a
explosão do rock’n’roll e logo em seguida com o inicio da indústria musical em
si, o mundo inteiro assistiu o surgimento em grande escala de varias bandas e
artistas de rock, eles vinham quase na sua totalidade de dois centros musicais
daquele período, E.U.A e Inglaterra, o idioma era o mesmo e havia uma espécie
de intercambio e batalha entre esses dois polos, durante muitos anos essa
disputa consistia em saber quem conseguia descobrir em seu território o próximo
grande artista ou a próxima grande banda de rock.
Nos anos sessenta com o
desbunde californiano e a chegada de toda a estética da psicodelia, juntamente
com o flower power e o movimento hippie, a indústria musical foi surpreendida
por uma informação nova. Por volta de 1968 os Beatles estiveram na Índia
meditando e compondo canções, nesse mesmo período Brian Jones do Rolling Stones
esteve visitando o Marrocos a convite de um amigo. Esses duas viagens desses
dois grandes nomes do rock britânico propiciou um enriquecimento em termos sonoro-culturais
no próprio rock’n’roll.
O Beatle George Harrison mais
ou menos nessa época tomara aulas com o mestre da cítara Havi Shankar e apesar
de Brian Jones ter morrido logo depois da sua volta do Marrocos, lá em terras
marroquinas o integrante dos Rolling Stones teve a incrível ideia de registrar
a música dos Jajoukas. As fitas dessa gravação histórica ficaram com Mick
Jagger que lançou e mostrou para o mundo a impressionante música da tribo
marroquina em 1971.
Desta forma com os
acontecimentos citados acima, pela primeira vez a música pop que há época era
quase que totalmente o rock, pela primeira vez sofria a influencia de uma
musicalidade advinda de outros cantos do mundo. Desde os anos sessenta a ideia
de uma música do mundo começou a se personificar na indústria musical. O próprio
surgimento do reggae com Bob Marley, Peter Tosh e os irmãos Waillers na Jamaica
foi uma mostra que sim existia inteligência musical em outros territórios, fora
dos E.U.A e Inglaterra. Desde ai começava a se formatar o que somente nos anos
oitenta ficou conhecida como World Music.
A dita música do mundo teve
que surgir no meio da música pop sobre o nome escrito e lido em Inglês. Artistas
como Paul Simon, Peter Gabriel ajudaram na divulgação mundial do gênero musical
quando produziram discos não só flertando com a música de outras partes do
mundo, mas também tendo nesses discos participações de artistas dessas
localidades.
Nos dias atuais essa música
produzida por culturas africanas, árabes, sul americanas e quase todos os
quatro cantos do mundo, pode ser consumida em massa pelo resto do mundo
civilizado. A World Music trouxe um enriquecimento magistral a música pop, a
riqueza rítmica, as sonoridades advindas de instrumentos musicais típicos dessas
nações, só fez aumentar a qualidade daquilo que hoje conhecemos como música de
qualidade. Essa música do terceiro mundo hoje encontrasse totalmente inclusa
nas produções da indústria do entretenimento, o mundo globalizado só teve a
ganhar com a chegada música das tribos locais, que hoje se funde com as demais
perfazendo um maravilhoso mosaico de sons na aldeia global.
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