28 de out. de 2015

Vinil – Como Funciona um Disco de Vinil em 07 Passos



Foi Thomas Edison em 1877 que desenvolveu uma técnica para que as ondas sonoras pudessem ser gravadas, assim surgiu o fonógrafo, o primeiro aparelho a utilizar uma agulha e um amplificador para reproduzir o som. O vinil como conhecemos hoje surgiu mais tarde na década de 40, a partir desse seu invento.

1. Primeiro Molde


Para se produzir um disco de vinil, são necessárias várias etapas: primeiro, a música e gravada em estúdio e armazenada analogicamente (em fita) ou digitalmente num HD. Depois na fábrica de vinis, uma máquina grava esse conteúdo num disco de alumínio polido, revestido com laca (resina). Por “gravar”, entenda-se fazer ranhuras no material.

2. O Grande Segredo



As ranhuras, essencialmente, são ondas sonoras impressas. Pode parecer que uma música inteira caiba em uma onda. O mais comum, porém, é a impressão das ondas separadas que se complementam – o que chamamos de estéreo. Cada onda é impressa de um lado do vinil.

3. Imprimindo Discos


O disco de alumínio é banhado com prata e níquel, formando uma camada metálica, que é separada do disco original. Essa camada é exatamente o máster metálico, um molde para produzir os discos de vinil em escala industrial. É encaixado em máquinas especiais com uma força de 100 toneladas sobre os famosos “biscoitos” de PVC derretido, gravando os vinis. Cada disco leva menos de 30 segundos para ser finalizado.

4. Máquina de Música



Para reproduzir um vinil, é necessário um toca discos, aparelho conhecido como Vitrola. Esse equipamento possui uma base com um prato circular e um pino no centro para segurar o vinil. O prato gira com a ajuda de uma correia propulsora e um motor elétrico que faz o disco rodar em sentido contrário.

5. Ponta Firme



A agulha – feita de um material muito resistente, como safira ou diamante – tem um formato de cone e é responsável por ler as ranhuras. O discopode girar em duas velocidades 33 ou 45 rotações por minuto. Conforme ele gira, a agulha delicadamente percorre os sulcos gravados, vibrando de com o microscópio relevo.

6. Viagem Eletrizante



As vibrações da agulha vão até a cápsula fonocaptora, na ponta do braço. Ela contem um imã e uma bobina. Quando as vibrações fazem o imã se movimentar, elas agem no campo magnético gerado, transformando energia em sinais elétricos, que vão passando pela bobina até atingirem os fios ao longo do braço.

7. Aumenta o Volume


Na hora da reprodução num alto-falante, o que acontece é o processo inverso, o sinal elétrico passa pela bobina com corrente alternada, gerando um campo magnético que é atraído e repelido pelo imã muitas vezes por segundo. Esse movimento faz vibrar o diafragma, a estrutura feita de plástico ou papel, que faz vibrar o ar, criando ondas de som.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby