14 de dez. de 2015

"A minha música é muito maior que eu." (Enya)


Por Natan Castro

Enya é a abreviação do nome de Eithne Patricia Ni Bhraonian, nascida em 17 de maio em County Donegal na Irlanda. Desde cedo Enya foi educada aprendendo a língua gaélica de origem Celta. Advinda de uma família de pais musicistas a jovem Enya estudou música clássica na juventude na Milford College. Após se formar foi convidada pelos irmãos também músicos a integrar o grupo Familiar Clannad, passando a tocar teclado e cantar o grupo ficou conhecido na Europa por conta da canção Theme from harry’s game. Pouco tempo depois a cantora ficou conhecida por participar da produção musical do documentário da BBC The Celts.

                         

O estrondoso sucesso mundial

O presidente da gravadora Warner convidou Enya por volta de 1987 a fazer parte do casting de artista da gravadora. Sem entender Enya havia dito que achava que dificilmente suas canções etéreas fariam sucesso, em 1988 foi lançado o disco Watermark e desmentindo todas as previsões ruins, foi um sucesso mundial, tendo a canção Orinoco Flow em primeiro lugar em diversas paradas, o disco em si vendeu 11 milhões de cópias, tal sucesso lhe trouxe também duas indicações ao Brit Ward. De lá para cá todos os discos lançados pela cantora Irlandesa vendem na casa dos milhões com músicas que viraram verdadeiros hinos da new age.



Musa da New Age moradora de um Castelo Medieval na Europa

O sucesso estrondoso na Enya muito se deve a sua facilidade em cantar em diversas línguas, inclusive em gaélico a língua dos seus ancestrais o povo Celta. As letras das canções são de autoria de Roman Ryan e as músicas a cargo do produtor/arranjador Nicky Ryan. As músicas da cantora serviram de inspiração para o surgimento cada vez mais crescente a partir do final dos anos oitenta da cultura new age. Livros e diversos outros artigos passaram a ser produzidos e vendidos em larga escala pegando carona no sucesso das canções da cantora Irlandesa.



A cantora que de um dia para noite se tornou uma das artistas pop que mais vende discos em escala mundial, também viu sua conta bancária crescer de forma contundente. Nos anos 90 a cantora comprou um castelo do século XIX chamado Castelo Ayesha o qual foi renomeado por ela para Castelo Manderlay.



Artista pop reconhecida, porém avessa aos holofotes da fama

A vida da cantora depois da fama é envolta em mistério, pouco se sabe da vida pessoal que a cantora leva. Tudo por conta de sua forma reservada de viver. Talvez a única artista da musica pop mundial, de fama estrondosa, que nunca saiu em turnê e são raríssimas suas aparições em público cantando. Uma das poucas foi quando se apresentou na cerimônia do Oscar de 2002 cantando a canção May It Be que fez parte da trilha sonora do filme Senhor dos Anéis. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby