22 de jan. de 2016

Krautrock – A música cósmica dos alemães do pós-guerra




Por Natan Castro

Se o rock’n’roll em si no seu inicio representou um grito que estava preso na garganta de jovens do mundo inteiro, grito esse que representava um “basta” sobre todos os anos de opressão vividos durante duas grandes guerras ridículas. Por outro prisma na Alemanha uma leva de jovens nem esboçar algo parecido conseguiam um profundo sentimento de culpa durante certo período se alastrou por todo território germânico. Foram vários anos reproduzindo os mesmos artistas de condão nacionalista de sempre, nada além disso podia-se observar na cena cultural da Alemanha pós-guerra.

Kraftzwerk
Diz  a lenda que o mestre Stockhausen estava em plena Califórnia do inicio dos anos 60 dando uma palestra sobre música instrumental de vanguarda e na plateia estavam assistindo ninguém menos que Jerry Garcia (Grateful Dead) e a musa do desbunde Grace Slick (Jefferson Airplane), a lenda continua quando segundo muitos o próprio Stockhausen assistiu uma apresentação do Jefferson Airplane e declarou estar maravilhado com a sonoridade proposta pelos californianos.

Stockhausen
Sabe-se que membros de futuras bandas do rock alemão como Can e Kraftzwerk foram alunos de um aluno de Stockhausen. Bem no inicio o estilo começou a ser chamado pelos jornalistas de Kosmic Music , mas logo veio o termo “Kraut” que significava “inimigo alemão” era dessa forma que os americanos identificavam membros do exercito de Hitler, dessa forma juntou-se o Kraut com o nome rock surgindo assim o termo Krautrock.

Músicos de Krautrock
Sabe-se que membros de futuras bandas do rock alemão como Can e Kraftzwerk foram alunos de um aluno de Stockhausen. Bem no inicio o estilo começou a ser chamado pelos jornalistas de Kosmic Music , mas logo veio o termo “Kraut” que significava “inimigo alemão” era dessa forma que os americanos identificavam membros do exercito de Hitler, dessa forma juntou-se o Kraut com o nome rock surgindo assim o termo Krautrock.


Tangerine Dream
Essas de origem alemã sofreram a principio a influencia de bandas como Pink Floyd e Velvet Underground que haviam saído na frente das experimentações com a música de vanguarda. O movimento ficou conhecido por ter bem definido suas intenções no campo musical, basicamente era fugir totalmente do formato pop de música tão em voga até então, ou seja, o máximo de dissonâncias possíveis em contraposição as melodias, uso ilimitado de aparelhos eletrônicos dentre eles o principal “sintetizadores” na estrutura das músicas e por fim a composição de músicas que fossem mais longas que as habituais, no caso do Tangerine Dream o grupo possui canções que cada uma toma um lado inteiro do vinil. Esses eram os mandamentos estéticos do Krautrock. A renovação da música alemã através desses músicos visionários, representaram um rompimento com a tradição antiga apontando os faróis para um futuro tecnológico na indústria musical, que talvez somente eles fossem capazes de deslumbrar naquele período.

O Krautrock ou o rock progressivo alemão como ficou conhecido mundialmente, bem como o rock progressivo inglês de bandas com o Floyd, Yes, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson e outras é bem verdade estavam antenados com a corrida espacial que acontecia naqueles anos entre a União Soviética e os Estados Unidos. A diferença se deu na profundidade com que os alemães se envolveram na relação entre homem e máquina. Bandas como o Kraftzwerk chegaram a declarar que a intenção era através de sua música modificar o som ambiente do planeta como nunca havia acontecido antes, a revolução industrial tinha trazido à tona diversos novos barulhos, ensurdecedores alguns inclusive, o objetivo seria organizar os sons das máquinas com os avanços tecnológicos do século XX. E foi o que aconteceu de fato, na turnê americana do Tangerine Dream do final dos anos 70 que deu origem ao disco ao vivo denominado Encore, podemos observar os músicos da banda em pleno palco sentados na frente de máquinas interligadas em intrincados circuitos elétricos, retirando delas sons impressionantes que em nossa vã filosofia só podiam parecer com sons do cosmos, a verdadeira música das estrelas. 

Trilogia de Berlim
Foi inevitável a influência do Krautrock para a música pop depois da revolução sonora proposta por eles. Um dos primeiros a perceber a riqueza estética dos caras foi o mito David Bowie, o cara trocou literalmente Los Angeles por Berlim isso na segunda metade dos anos 70, desse período surgiu a Trilogia de Berlim, com discos essenciais para o rock.

Nos anos 80 foi de impressionar como eles fizeram a cabeça de uma leva grande de bandas novas, ainda no final dos anos 70 bandas como Joy Division, Bauhaus, The Cure, já nos oitenta bandas de new wave como B52’s, e outras de tecno pop como Tears For Fears, Pet Shop Boys, Depeche Mode, Cabaret Voltarie e diversas outras. Anos 90 podemos citar Radiohead, Nine Inch Nails, Portishead. A música pop não temos dúvidas seria bem menos interessante sem a sonoridade espacial do Krautrock.

Principais bandas de Krautrock

                                              





                                              





                                             

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