Por
Natan Castro
Se o rock’n’roll em si no seu inicio
representou um grito que estava preso na garganta de jovens do mundo inteiro,
grito esse que representava um “basta” sobre todos os anos de opressão vividos
durante duas grandes guerras ridículas. Por outro prisma na Alemanha uma leva
de jovens nem esboçar algo parecido conseguiam um profundo sentimento de culpa
durante certo período se alastrou por todo território germânico. Foram vários
anos reproduzindo os mesmos artistas de condão nacionalista de sempre, nada
além disso podia-se observar na cena cultural da Alemanha pós-guerra.
Kraftzwerk |
Diz a lenda que o mestre Stockhausen estava em plena
Califórnia do inicio dos anos 60 dando uma palestra sobre música instrumental
de vanguarda e na plateia estavam assistindo ninguém menos que Jerry Garcia
(Grateful Dead) e a musa do desbunde Grace Slick (Jefferson Airplane), a lenda
continua quando segundo muitos o próprio Stockhausen assistiu uma apresentação
do Jefferson Airplane e declarou estar maravilhado com a sonoridade proposta
pelos californianos.
Stockhausen |
Sabe-se que membros de futuras bandas do rock
alemão como Can e Kraftzwerk foram alunos de um aluno de Stockhausen. Bem no
inicio o estilo começou a ser chamado pelos jornalistas de Kosmic Music , mas logo veio o termo “Kraut” que significava “inimigo
alemão” era dessa forma que os americanos identificavam membros do exercito de
Hitler, dessa forma juntou-se o Kraut com o nome rock surgindo assim o termo
Krautrock.
Músicos de Krautrock |
Sabe-se que membros de futuras bandas do rock
alemão como Can e Kraftzwerk foram alunos de um aluno de Stockhausen. Bem no
inicio o estilo começou a ser chamado pelos jornalistas de Kosmic Music , mas logo veio o termo “Kraut” que significava “inimigo
alemão” era dessa forma que os americanos identificavam membros do exercito de
Hitler, dessa forma juntou-se o Kraut com o nome rock surgindo assim o termo
Krautrock.
Tangerine Dream |
Essas de origem alemã sofreram a principio a
influencia de bandas como Pink Floyd e Velvet Underground que haviam saído na
frente das experimentações com a música de vanguarda. O movimento ficou
conhecido por ter bem definido suas intenções no campo musical, basicamente era
fugir totalmente do formato pop de música tão em voga até então, ou seja, o
máximo de dissonâncias possíveis em contraposição as melodias, uso ilimitado de
aparelhos eletrônicos dentre eles o principal “sintetizadores” na estrutura das
músicas e por fim a composição de músicas que fossem mais longas que as
habituais, no caso do Tangerine Dream o grupo possui canções que cada uma toma
um lado inteiro do vinil. Esses eram os mandamentos estéticos do Krautrock. A
renovação da música alemã através desses músicos visionários, representaram um
rompimento com a tradição antiga apontando os faróis para um futuro tecnológico
na indústria musical, que talvez somente eles fossem capazes de deslumbrar
naquele período.
O Krautrock ou o rock progressivo alemão como
ficou conhecido mundialmente, bem como o rock progressivo inglês de bandas com
o Floyd, Yes, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson e outras é bem verdade
estavam antenados com a corrida espacial que acontecia naqueles anos entre a
União Soviética e os Estados Unidos. A diferença se deu na profundidade com que
os alemães se envolveram na relação entre homem e máquina. Bandas como o
Kraftzwerk chegaram a declarar que a intenção era através de sua música modificar
o som ambiente do planeta como nunca havia acontecido antes, a revolução
industrial tinha trazido à tona diversos novos barulhos, ensurdecedores alguns
inclusive, o objetivo seria organizar os sons das máquinas com os avanços tecnológicos
do século XX. E foi o que aconteceu de fato, na turnê americana do Tangerine
Dream do final dos anos 70 que deu origem ao disco ao vivo denominado Encore, podemos observar os músicos da
banda em pleno palco sentados na frente de máquinas interligadas em intrincados
circuitos elétricos, retirando delas sons impressionantes que em nossa vã
filosofia só podiam parecer com sons do cosmos, a verdadeira música das
estrelas.
Trilogia de Berlim |
Foi inevitável a influência do Krautrock para
a música pop depois da revolução sonora proposta por eles. Um dos primeiros a
perceber a riqueza estética dos caras foi o mito David Bowie, o cara trocou
literalmente Los Angeles por Berlim isso na segunda metade dos anos 70, desse
período surgiu a Trilogia de Berlim, com discos essenciais para o rock.
Nos anos 80 foi de impressionar como eles
fizeram a cabeça de uma leva grande de bandas novas, ainda no final dos anos 70
bandas como Joy Division, Bauhaus, The Cure, já nos oitenta bandas de new wave
como B52’s, e outras de tecno pop como Tears For Fears, Pet Shop Boys, Depeche
Mode, Cabaret Voltarie e diversas outras. Anos 90 podemos citar Radiohead, Nine
Inch Nails, Portishead. A música pop não temos dúvidas seria bem menos
interessante sem a sonoridade espacial do Krautrock.
Principais bandas de Krautrock
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