4 de out. de 2015

Lucas Arruda – O novo gênio da musica brasileira que o Brasil desconhece


Por Natan Castro

Lucas Arruda é um cantor e multi-instrumentista do Espírito Santo. O cara é hoje um dos músicos mais festejados na gringa pelos amantes da musica brasileira lá fora, conhecedor e artífice do que melhor produziu a música brasileira e mundial nas décadas de 60 e 70. Soul, Samba, Jazz, Funk, Rock e AOR são os campos sonoros percorridos e explorados por esse talentosíssimo artista. Em 2013 no período do lançamento do seu primeiro disco Sambadi um comentário de Ed Motta jogou luz sobre seu trabalho no Brasil, todos correram para pesquisar e ouvir o disco e foi com grata surpresa que todos ficaram a par da baita qualidade musical do artista.

A música brasileira passa por um dos períodos mais obscuros da sua historia, não que ela tenha regressado técnica e poeticamente, a fonte continua bastante prolífica, mas as estratégias marqueteiras da atual indústria muito mais preocupadas com as cifras financeiras e quase nunca com as cifras sonoras de qualidade, acabam por criar esse hiato de finese musical na mídia. Em contra partida a internet apesar de bastante recente acaba fazendo o papel de resistência, servindo de alento para os amantes dos bons sons.  


Lucas Arruda bem como citou Ed Motta tem seus discos todos produzidos, gravados, lançados e divulgados maciçamente no exterior. Isso mesmo no exterior isso se deve ao motivo de um artista do quilate de Lucas Arruda ter sua música tida pelas gravadoras do país como música sem apelo comercial e logicamente sem quase nenhum retorno financeiro. Esse talvez seja esse o  motivo da grande debandada de artistas brasileiros que acontece desde o inicio dos anos oitenta rumo a outros continentes. Mestres como Ivan Lins, Ed Motta e novos artistas como a excelente cantora Ceu, são verdadeiros estranhos para muita gente que começou a consumir música no Brasil de uns quinze anos para cá.



Lucas Arruda já está em seu segundo disco SOLAR e a qualidade desse muito especial artista da musica brasileira acreditamos muito de nós estar apenas começando. É música para quem gosta de Ed Motta depois da fase pop, Stevie Wonder, Clube da Esquina, Bossa Jazz, Lincohl Olivetti, ou seja, música da mais alta qualidade.




Fan Page do artista: https://www.facebook.com/lucasarrudaofficial

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby