28 de jul. de 2015

SERIAM OS BEATLES SERES ILUMINADOS?


Por Natan Castro

OS ANOS 60 ATRAVÉS DE UMA VISÃO COSMOLÓGICA DESENCADEANDO EM MUDANÇAS POLITICO-SOCIAIS

No seu livro Verdade Tropical Caetano Veloso explica os mágicos anos sessenta como um acontecimento cósmico do pós-guerra, segundo o artista alguns fatores astrológicos envolvendo conjunções de astros e planetas desencadeando na chegada da Era de Aquários provocaram a conhecida revolução politica, cultural e social acontecida nos anos sessenta. Sociólogos disseram que pela primeira vez na história da humanidade a juventude conseguiu expor e viver intensamente suas ideias. Não é segredo para ninguém que houve mudanças drásticas nos costumes e mudanças substanciais em valores tradicionais. No campo das artes, o cinema e a música comandaram o vetor dessas mudanças. Usar cabelos longos, o uso do cigarro como símbolo de charme e juventude pelo cinema, a chegada das calças jeans, a debandada de jovens fazendo o movimento inverso da cidade para o campo, a descoberta das praticas espirituais orientais pelo mundo ocidental, o uso de drogas alucinógenas em busca da expansão da mente, junto de tudo isso uma vontade enorme de transcender aos ridículos anos opressivos de guerra, tudo isso fez com que a segunda metade do século XX represente um dos momentos mais brilhantes sem dúvidas da história da humanidade. 

A RENOVAÇÃO DO ROCK'N'ROOL COM OS BEATLES


No inicio dos anos sessenta o rock passava por momentos obscuros, Ed Cochrane, Ritchie Valens e Buddy Holly haviam morrido em um trágico acidente de avião, Gene Vincent também em um acidente automobilístico, Chuck Berry estava preso e Elvis Presley estava no Vietnã a serviço do exercito americano. O frisson causado pelos percursores do estilo nos primeiros anos começava a passar nos E.U.A, porém exatamente nesse período no Reino Unido mais precisamente na Inglaterra, numa cidade gelada e portuária chamada Liverpool, quatro rapazes começavam a fazer um certo burburinho na cidade com suas apresentações no lendário Cavern Club. O sucesso foi crescendo substancialmente e chamou atenção do empresário Brian Epstein, logo em seguida a assinatura de um contrato com uma gravadora com a produção do genial produtor George Martin. Esses quatro jovens de Liverpool se apresentavam como integrantes da banda de rock The Beatles e logo todas as principais rádios da Inglaterra tocavam sem parar sucessos como she loves you, Love me doo e outros. Em 1964 os Beatles desembarcam no aeroporto John Kennedy nos E.U.A, tornando o rock’n’rool não mais apenas um sucesso em solo americano, mas agora definitivamente sucesso mundial.

BEATLES COMO MENSAGEIROS DE UMA MENSAGEM AOS NOVOS TEMPOS


Nos anos setenta a revista playboy realizou duas grandes entrevistas com John Lennon, nesse período já vivendo em Nova York com Yoko Ono, é muito interessante o trecho da entrevista quando perguntado sobre como se sentia tendo influenciado tantas pessoas ao redor do mundo, John tenta explicar que tudo não passou de um fenômeno de época, para logo em seguida a entrevista ser interrompida por Yoko Ono que dá sua curiosa opinião sobre o fenômeno Beatles.

PLAYBOY: Como é sentir que se influenciou tantas pessoas?

LENNON: Não fui eu realmente — ou nós. Foi a época. Aconteceu o mesmo comigo, na década de 50, quando eu ouvia rock'n'roll. Não tinha a menor ideia de fazer da música um meio de vida, até que o rock me agarrou.

YOKO: Tenho certeza de que há gente cuja vida é afetada porque ouviu música indiana, Mozart ou Bach. Mas, mais do que tudo, foi a época e o lugar que pro­duziram os Beatles. Foi uma espécie de reação química. Era como se várias pes­soas estivessem sentadas em torno de uma mesa e um fantasma aparecesse. Os Beatles eram como médiuns. Não foi algo que se forçasse. Foram as pessoas, a época, sua juventude e entusiasmo.

LENNON: Não importa que vento estava soprando, na época, mas ele condu­ziu os Beatles, também. Não estou dizen­do que não fôssemos a bandeira no mas­tro do navio; mas todo o barco estava em movimento — talvez os Beatles esti­vessem na vigia, gritando "Terra à vista".

YOKO: Os Beatles eram um fenômeno social não desligado daquilo que esta­vam fazendo. De certa forma...

LENNON: [suspirando.] Esse assunto Beatles me enche mortalmente o saco.

YOKO: ... Eles eram médiuns. Não estavam conscientes do que diziam, mas as coisas vinham através deles.

Yoko Ono surge na história dos Beatles exatamente no ano de 1967, quando Lennon foi apresentado a ela por um amigo, em uma de suas exposições de artes plásticas em Londres. Rapidamente uma admiração mutua entre os dois aconteceu, causando tempos depois a separação de John com Cynthia Powel sua então esposa. Milhares são as opiniões entre críticos e fás sobre a figura da artista japonesa, alguns são pontuais em dizer que Yoko foi a causadora do rompimento de Lennon com o restante do grupo e outros acreditam piamente que Yoko foi a uma tábua de salvação na vida de Lennon, haja vista que nesse período o músico cada vez mais se entupia de drogas pesadíssimas. Um fato bastante curioso sobre essa entrevista é que antes que a mesma fosse concedida ao repórter da revista playboy, Yoko Ono conhecida como adepta da astrologia e de alguns costumes místicos vindouros de sua terra natal, solicitou saber o signo do repórter, tais informações eram bastante levadas a sério pelo casal, diz à lenda que nenhum negócio era fechado pelo casal sem que antes esses detalhes fossem verificados minuciosamente.

Yoko Ono sem dúvidas representou na vida de John Lennon um vetor de mudanças cruciais, curiosamente após a sua chegada houve o rompimento com os Beatles e o término da banda para desespero total dos outros integrantes, principalmente de Paul McCartney que acreditava que poderia empresariar a banda após a morte prematura de Brian Epstein. No ano de 1973 houve uma separação do casal, por conta do excessivo uso de drogas por parte de John Lennon, nesse período Yoko destacou uma assessora deles para cuidar de Lennon, enquanto segundo ela, o músico se certificasse que não teria como continuar uma relação baseada em possíveis recaídas no vicio de cocaína e heroína. Quando reataram o relacionamento a vida de Lennon foi totalmente moldada pela figura de Yoko Ono, praticas orientais como meditação, vegetarianismo, e o uso da teoria do grito primal do psicanalista Janov são preponderantes para entender Lennon nessa sua nova fase, havendo inclusive uma inversão de papeis, Yoko começou a cuidar dos negócios e Lennon a cuidar dos afazeres domésticos, inclusive dos cuidados com o pequeno Sean Lennon.

A informação de que os Beatles seriam apenas instrumentos de uma mensagem advinda de esferas superiores como tenta explicar Yoko nessa entrevista, é enigmaticamente surpreendente. Seriam os Beatles isso? Instrumentos, ou seja, uma via por passariam informações importantíssimas para os novos tempos na humanidade? Seria essa uma das explicações porque ate hoje eles são reconhecidos globalmente como a maior e mais importante banda de rock de todos os tempos? Segundo a artista plástica disse seriam médiuns que sequer se davam conta das mensagens que saiam deles através das suas músicas. Então diante dessas informações, os Beatles representavam a dianteira dessas revoluções que ocorreram no planeta dos anos sessenta para cá. Importante citarmos e não esquecermos a aproximação do guitarrista George Harrison com a música e logo e seguida com a religião hinduísta, o grupo chegou a viajar certo período para as montanhas do Himalaia junto de outras personalidades como a atriz Mia Farrow e o cantor Donovan, por lá ficaram dias meditando e compondo canções que fizeram partes de alguns álbuns dos Beatles. Dizem os biógrafos que depois dessa fase George Harrison nunca mais foi o mesmo, após o fim do grupo, no inicio da década de setenta juntamente com Eric Clapton, Bob Dylan e outros, George realizou o primeiro e talvez um dos maiores concertos de rock da história, tendo toda sua bilheteria revertida a população de Bangladesh que sofria naquela ocasião por conta de desastres naturais na região. Outro Beatle que também logo depois se tornou veganista foi Paul McCartney, até hoje é conhecido como um dos artistas pop que mais advoga contra a matança de animais que servem de alimentos. E não podemos nos esquecer da fase ativista a favor da paz mundial de John Lennon juntamente com Yoko Ono.

SERIAM OS BEATLES SERES ILUMINADOS?



Essa é uma pergunta pertinente para todo e qualquer amante das artes em geral. A importância do fenômeno da Beatlemania ultrapassou a barreira da música, atingiu o social com toda uma mudança de comportamentos, o próprio movimento feminista tão essencial pelos avanços das mulheres em diversas esferas da nossa sociedade, foram adventos das canções desses quatro rapazes, isso é indubitável, a filantropia de George, a causa dos animais proferida por Paul e a indelével mensagem de paz cantada por John Lennon na canção Imagine pode nos levar a crer que eles, estavam aqui não só para compor e tocar belas canções. É só você olhar para trás e ver como depois deles um raio de luz e esperança segui todas as novas gerações de jovens no mundo inteiro. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby