30 de dez. de 2014

RETROSPECTIVA - OS 03 MELHORES ÁLBUNS EM 2014 DAQUI E DE LÁ

LUDOV

Por Natan Castro

A banda Ludov lançou em 2014 o álbum Miragem, bem acima da média esse disco chama a atenção pelo apuro com as letras e melodias, chamamos a atenção para a ultra poética Copo de Mar. Com esse disco a banda atinge uma certa maturidade que só aumenta a curiosidade para os próximos discos.


TITÃS


O que falar desse novo álbum do Titãs? O melhor lançado pela banda em anos. São vários os adjetivos para essa obra-prima da banda paulistana, ríspido, visceral e politico. O disco todo é permeado por temas atuais, como manifestações, drogas, violência domestica e etc... um excelente disco com uma sonoridade crua e verdadeira, como todo grande disco de rock deve ser.

CRIOLO


Criolo surgiu com Nó na Orelha e pra muitos como esse que vos escreve conseguiu fazer a melhor alquimia dos últimos tempos da musica popular brasileira. Unir hip-hop com Mpb mais Reggae e pitadas de outros ritmos como Tango, Funk e Samba ensinando pra muitos o que é World Music. E com Convoque Seu Buda ele continua sua saga de grande intérprete e excelente letrista, sem dúvidas merece estar entre os melhores lançamentos em 2014.



ROYAL BLOOD



A banda estreante da Inglaterra Royal Blood surgiu na segundo semestre de 2014 como um petardo. Com a formação em duo e para a surpresa de muitos, essa baita somzeira é formada de baixo e bateria, isso mesmo o que a primeira audição parece ser uma guitarra, é um baixo distorcido. O álbum em nossa humilde opinião foi o melhor lançado na gringa neste ano, bebendo e matando a sede em Led Zeppelin, The White Stripes e Artic Monkeys, os caras chegaram para ficar e pelo que nos parece ainda vem muita coisa boa por ai. 



ROBERT PLANT – LULLABY AND... THE CEACELESS ROAR


Robert Plant é voz de um Dinossauro do Rock chamado Led Zeppelin. Já tem cerca de dois anos que o cantor se juntou a banda The Sensational Space Shifters e vem realizando grandes apresentações, neste ano eles lançaram Lullaby and... Olha não só para mim, mas para muitos o melhor álbum solo do vocalista, por diversos motivos sendo o principal a semelhança alcançada no álbum com o período áureo do velho Zeppelin de Chumbo. Lembra bastante os temas místicos do Zeppelin, a sonoridade ora nos remete a algo árabe, ora africano, tudo com arranjos bastante inspirados pela banda, a percussão cuida de toda a atmosfera mística ao longo do disco. Não é todo dia que agente ver um monstro sagrado do rock lançando algo tão interessante, merece sim estar entre os melhores pras bandas de lá.


BLACK KEYS – TURN BLUE



 Os caras do Black Keys ficaram conhecidos como uma banda garageira dessas que rezam todas as noites para Robert Johnson e Muddy Waters, sempre lançando discos com o blues de fundo e em alguns momentos pendendo para um certo lirismo pop. O duo em 2014 lançou seu oitavo disco Turn Blue e surpreendeu público e critica, segundo alguns o culpado por toda a surpresa musical foi o produtor Brian Burton. Nesse novo disco houve o abandono total do visual bluseiro tanto em imagem como em som, o disco é uma total debandada para algo mais pop bebendo na fonte do melhor do funk setentista, com direito a teclados e samples e alguns efeitos sonoros, com canções enlatadas numa embalagem bem mais pop, cheio de passagens psicodélicas a nova empreitada sonora massageia os nossos tímpanos, foi uma mudança brusca de resultados ambíguos para alguns fãs. Mas é bem verdade que a cartilha do que melhor a musica negra dos anos setenta produziu foi lida e absorvida pela dupla, e o resultado para nossa alegria é esse excelente Turn Blue, esse já está selado para sempre como um dos melhores do ano de 2014 pras bandas de lá.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby