8 de jun. de 2012

A HORA E A VEZ DO CONCRETO RACHAR





Quando o concreto rachou.

Nos E.U.A no inicio do século passado, um grupo de negros que passavam horas em baixo de sol escaldante, se deslocavam aos bares a noite a procura de algo que atenuasse todo o cansaço e desgaste moral pelo qual passavam naquele tempo. E nesses bares acompanhados de um violão eles cantavam seus lamentos (que logo foi chamado de Blues, uma alusão à tez negra e também ao significado da palavra em Inglês que quer dizer tristeza e melancolia). Nas cidades existia o Jazz e o country consumidos na sua grande maioria pelos brancos. Se o Blues era pura simplicidade, exigindo apenas um vocal e violão. O Jazz era uma música mais elaborada baseada na improvisação dos instrumentistas. Com a industrialização em voga na época muitos desses negros foram tentar trabalho nas grandes cidades, dessa forma o encontro dos dois ritmos, juntamente com o rhythm in blues e o gospel deu inicio lá pelo fim dos anos quarenta do então famoso rock ‘n’ roll.

Os culpados.

O blues foi institucionalizado se assim podemos dizer, por um negro chamado Robert Johnson esse cara segundo a lenda teria recebido o acordes do Blues depois de um pacto com o diabo. Sim segundo alguns, depois disso Robert teria aparecido nos bares das margens do rio Mississipi tocando aquelas músicas acompanhado apenas de um violão e uma impressionante interpretação. E Robert foi o primeiro nome do Blues a ser registrado através de uma gravação, é dele também a culpa ou como desejarem a felicidade de também ser pai do Rock. Depois da genial mistura com os outros dois estilos, por volta de 1951 um grupo chamado Bill Haley and The Comets foi o primeiro a fazer uma música a chegar às paradas de sucesso das principais rádios americanas.
Em 1954 um rapaz branco e caminhoneiro chamado Elvis Aron Presley bateu a porta da gravadora Sun Records, com uma pequena quantia no bolso para gravar um compacto com uma música de cada lado, as músicas eram Thats All Right e Blue Moon of Kentucky. Segundo alguns o compacto era um presente a sua mãe. Depois das músicas tocarem nas rádios poucos acreditaram que as músicas eram cantadas por um branco, pois aquela forma de cantar lembrava demais o tom vocal dos negros. O sucesso foi instantâneo e desta forma Elvis Presley tornou-se o primeiro grande astro do rock ‘n’ roll.

A suposta morte precoce do rock.

O dia 03/02/1959 não é somente uma data sequer para o mundo da música, nesse dia Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper morreram num trágico acidente de avião após a decolagem, os artistas estavam fazendo uma turnê pelo Oeste Americano, o avião era de um amigo de Buddy Holly e por causa do mau tempo caiu em meio a plantações de milho da cidade de Albet Jhul. Em 1971 o cantor Americano Don Mclean imortalizou a data na canção American Pie na qual diz na letra que aquele era o dia da morte do rock. 




2 comentários :

  1. só de imaginar as condições que fizeram deste estilo musical (rock'n roll) vir a ser o que é hoje, já me causa arrepios cervicais. sol escaldante, plantações de algodão e segregação racial, tudo isso pincelado por orgs. como a KKK, já nos dá uma noção do que acabou senddo a alma do blues, R&B, jazz, etc. depois disto, nada mais voltou, e nem voltará, a ser como dantes.. nem sei se existe alguma maneira de 'agradecer' então me resguardo a unica forma que eu conheço: escutar incessantemente suas criações, para talvez assim eu conseguir chegar um pouco mais próximo da iluminação.
    foi muito bem escrito, viu!
    Isis Rost

    ResponderExcluir

Let´s rock baby