13 de set. de 2016

As Dez Maiores Artistas Femininas da História da Música Pop



A figura da mulher na música pop se confunde com os ganhos de representatividade feminina na sociedade com o passar dos anos. E muito desse reconhecimento se deu exatamente pela atitude artística e de gênero desenvolvida por essas mulheres em suas carreiras. Abaixo dez grandes artistas mulheres que revolucionaram e deram grandes contribuições no âmbito da música pop mundial.

01 – Billie Holiday

Negra e pobre no inicio de carreira Billie Holiday chegou a se prostituir para sobreviver. É reconhecidamente o principal nome feminino da história do Blues e do Jazz, tida por muitos como a voz feminina definitiva da música negra.



02 – Joan Baez

Joan Baez é uma cantora americana de folk. Podemos dizer que foi a primeira mulher a levantar a bandeira dos direitos sociais com ênfase na luta pelos direitos feministas. Joan Baez é apontada como a Bob Dylan da música folk de protesto.



03 – Grace Slick

Grace Slick ficou conhecida em San Francisco em meados da década de 60, por conta de seus trabalhos nos vocais da banda de rock psicodélico Jefferson Airplane. Rapidamente foi alçada ao posto de musa da psicodelia. Sem dúvidas uma das vozes que melhor representam a geração Woodstock.



04 – Janis Joplin

Se Elvis Presley como diziam muitos cantava com o timbre vocal de um negro, Janis Joplin podemos dizer que não só cantava com esse timbre como ao que nos parece também parecia possuir uma alma de mulher negra. A Texana nunca escondeu seu fascínio por musas consagradas como Bessie Smith e Billie Holiday. Em pouco menos de seis anos de carreira Janis revirou o mainstream do rock de ponta a cabeça, se tornando a voz feminina do rock de todos os tempos.



05 – Rita Lee

Rita Lee é factualmente o maior nome feminino do rock brasileiro. Seus registros como vocalista dos Mutantes e seu trabalho solo, lhe deram esse aval junto ao público e critica. Além de grande cantora é igualmente uma compositora das mais prolificas no território nacional, com grandes hits distribuídos ao longo da sua carreira. Atualmente possui também sua devida importância no rock mundial por conta do redescobrimento sonoro dos Mutantes pelo público e critica a partir dos anos 90.



06 – Patti Smith

Patti Smith é uma poetisa talentosíssima a qual o punk rock deve muito. Em meados dos anos 70, Patti Smith surgiu no cenário underground de Nova York, mais precisamente no palco do clube CBGB´S. Talvez o primeiro caso de uma poetisa genuína a ser aglutinada pelo rock. Ainda hoje é considerada uma das três mais importantes cantoras feminina do punk e do rock alternativo.



07 – Joan Jet

Joan Jet é uma cantora e baixista americana integrante da banda The Runaways. Considerada uma das mais destacadas e importantes figuras feministas da história do rock. A imagem feminina do rock passou a possuir uma identidade definida depois de Joan Jet. Detentora de um visual bastante característico o qual passou a ser bastante copiado a partir de seu surgimento na cena rock, além disso, foi a primeira mulher do rock a demonstrar uma atitude tipicamente rocker.



08 – Debbie Harry

Debbie Harry é uma ex-coelhinha da Playboy que se tornou a musa da New Wave do final dos anos 70 e inicio dos anos 80. Participou como atriz de alguns filmes, a cantora ainda hoje é tida por muitos como uma ou talvez a mais bela das cantoras de rock da história. Na atualidade continua realizando shows a frente da banda Blondie.



09 – Madonna

A Rainha do Pop como ficou conhecida no inicio dos anos 90, é de fato a artista mais importante da música pop dos últimos trinta anos. Conhecida por suas facetas camaleônicas, seus serviços ao gênero feminino se deram muito por conta do alcance que a música pop obteve junto ao público a partir dos anos 80. A autoafirmação da figura artística de uma cantora que sempre deixou bastante claro que não existia e nem poderia existir limites e entraves a sua arte no meio musical. Com isso a cantora é tida por mulheres em diversos ramos da sociedade como uma voz de autoafirmação do gênero feminino na forma mais abrangente possível.



10 – Alanis Morissette

Alanis Morissette é uma cantora canadense surgida no cenário mundial do rock no inicio dos anos 90. No inicio sua imagem estava muito ligada a cantora Madonna, o seu primeiro álbum saiu pelo selo da Rainha do Pop. Não existe na atualidade uma cantora com uma importância no rock tão bem definida como a de Alanis Morissette. Além de cantora é uma grande compositora, onde usa e abusa das temáticas pessoais de cunho emocional, onde podemos verificar os ecos da afirmação do gênero feminino de forma bastante exemplificada e definida.



 Natan Castro - Editor

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby