28 de abr. de 2013

John Lennon: "O Sonho Acabou".



Por Natan Castro


John Lennon nasceu em Liverpool (Inglaterra) em 1940. Criado por sua tia, através de uma guarda concedida pela justiça. O fato de nunca ter vivido com seus pais como toda criança normal, causou profundas marcas na personalidade de John Lennon. Toda essa carga de dor e insatisfação levou o jovem Lennon a externar uma profunda revolta por tudo e por todos. O interesse por música veio dos poucos contatos com sua mãe, uma boêmia convicta e de seu tio padrasto, que lhe ensinou a ouvir blues e os primeiros álbuns de rockabilly. Foi pra canalizar toda essa revolta que Lennon monta os The Quarrymens em 1956, e logo depois conhece Paul McCartney, o parceiro que ajudaria ele a mudar a história da música. Junto deles George Harrison e Ringo Star montaram o maior fenômeno musical de todos os tempos. A banda que ainda hoje serve de parâmetro para milhares de outras. O rock’n’rool surgiu como símbolo de contestação, revolta, rebeldia e caiu com uma luva na mão de John Lennon, dos quase 13 anos juntos, os Beatles criaram canções, venderam milhões de discos, modificaram padrões em âmbito mundial. Não existiria, por exemplo, o showbizz como conhecemos hoje se não fosse esses caras, os impactos causados pelos Beatles foram na música, passando pela moda e chegando a politica. Depois deles era bem mais interessante ser jovem, se hoje vemos homens usando cabelos compridos, tatuagens, pessoas lutando por seus direitos de uma forma ou de outra pode ter certeza que tem a mão dos Beatles nisso tudo.

Por essa vontade enorme de fugir das lembranças péssimas de abandono maternal, Lennon então caiu de cabeça na música ou melhor no rock. E é bem verdade toda essa dor nas entrelinhas persistiu durante toda sua vida, porém nos últimos anos da década de sessenta se mostrou bastante forte. Bem nessa época entra no mundo de Lennon dois personagens importantíssimos para o futuro de sua carreira, a primeira é Yoko Ono uma artista de vanguarda que Lennon conheceu em Nova York, e drogas como cocaína e heroína. Segundos alguns especialistas dois fatores preponderantes para tudo que aconteceu depois. Mas a verdade é que Lennon nunca teve uma família de verdade, os Beatles não mais ocupava esse espaço que a principio interpretou bem. O casamento com Cynthia estava fadado ao fim, dessa forma Yoko Ono com sua forma bastante peculiar de lidar com Lennon mudou o curso das coisas, até então Lennon era quem mandava em tudo, pela primeira vez havia alguém que mandasse nele, e que ele tivesse certeza de que aquilo era certo. Yoko Ono prometeu dar a John Lennon a família de verdade que ele nunca teve, ele havia escrito as canções mais importantes de toda uma geração, ganhado bem mais dinheiro do que qualquer artista da face da terra, rodado o mundo inteiro, influenciado multidões, mas nunca tinha tido uma proposta tão dentro daquilo que ele sempre realmente quis.  

Esse era o ambiente quando em 10 de Abril de 1970, John Lennon chamou a imprensa para informar seus milhares de fãs do mundo inteiro que “O sonho acabou”. Foi essa a frase que Lennon proferiu dando um fim em uma das mais fascinantes histórias da musica mundial. Estava encerrado ali para tristeza dos fãs e revolta dos demais Beatles a maior banda de rock de todos os tempos.   



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby