8 de ago. de 2016

RAUL SEIXAS - DISCOGRAFIA ANALISADA (PARTE 01)





No seu retorno ao Rio de Janeiro depois de uma primeira excursão de total fracasso, Raul Seixas agora era um produtor da gravadora CBS, inclusive tendo composições como Doce, Doce Amor sendo sucesso nacional na voz de Jerry Adrianni.

   Nessa segunda passagem pela cidade maravilhosa, Raul Seixas vivia na vida pessoal os efeitos do famigerado “milagre econômico” que no período era bradado aos quatro ventos pelo regime militar. Mas no fundo Raulzito sentia que algo estava errado, como diria na letra de Ouro de Tolo, tempos depois, “Eu é que não me sento no trono do apartamento com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”.

As coisas começariam a mudar quando Raulzito aproveitou a viagem aos Estados Unidos do presidente da gravadora, e resolveu gravar um disco em surdina. O disco em questão era o mitológico Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez. O disco surfava na onda dos discos conceituais muito em voga no período, alguns de imenso sucesso como o Sargent Peppers e por aqui o disco oficial do movimento da Tropicália. O disco em formato de projeto musical tinha além do próprio Raul Seixas, a sambista Miriam Batucada, o menestrel capixaba Sérgio Sampaio e o cronner baiano Edy Star.

O disco possui uma miscelânea de canções distribuídas em vertentes sonoras do pop. Eram sambas, canções no estilo soft rock, tango e outros estilos, tudo intercalado por vinhetas recheadas de sarcasmo e boas tiradas em cima de temas bastantes em voga à época. No disco podemos verificar pitadas sonoras do inicio de uma carreira musical que Raul iria consumar logo em seguida.


Em 1973 agora como contratado da gravadora Phillips, Raul Seixas deu vazão a um desejo de homenagear a era de ouro do rock’n’roll. Com receio do disco atrapalhar na divulgação de outro disco de Raul, a gravadora não autorizou que fosse colocado o nome do artista no álbum, por isso foi criado uma banda fictícia a Rock Generation como a responsável pelos covers. Somente em 1975 depois de um relançamento o nome de Raul Seixas começou a ser creditado. No disco o artista interpreta clássicos imortais dos primeiros anos do rock como "Rock Around the Clock", "Blue Suede Shoes", "Tutti Frutti", "Long Tall Sally" dentre outros.



Esse disco pode ser considerado o primeiro disco de verdade do personagem, espécie de alter ego do cidadão Raul Santos Seixas, o nosso grande Raul Seixas. O nome do disco se refere ao grito do Tarzan, que significa "Cuidado, aí vem o inimigo". Apesar de ter lançado outros discos anteriormente Krig-há, Bandolo! É considerado por muitos como o primeiro disco de verdade do artista, o primeiro a alcançar ótimas vendagens. O disco inicia com uma gravação antiga de Raul na garagem dos pais na Bahia interpretando "Good Rockin' Tonight", logo depois temos um verdadeiro desfile de clássicos, em "Mosca na Sopa" Raul ironiza a ditadura com uma das letras mais sarcásticas do seu cancioneiro, tudo regado a percussão de capoeira, triangulo de forró, tambores de candomblé e compassos rock’n’roll.

"Metamorfose Ambulante" um verdadeiro hino raulseixista, uma das grandes canções do inconsciente coletivo brasileiro, na letra Raul indica caminhos para a compreensão de sua personalidade, mais que uma canção uma marca. "Dentadura Postiça" um country-folk, na letra bastante visível a parceria com Paulo Coelho os temas universais. “As Minas do Rei Salomão” outro country-folk dessa vez a dupla mergulha nas referencias bíblicas e da literatura universal, dando seu recado, todo cuidado era pouco nas composições a sombra do censor da ditadura sempre esteve a espreita. “A Hora do Trem Passar” nessa Raul mergulha na sua formação como homem, os trens sempre causaram fascínio desde a infância, filho de engenheiro de estradas de ferro, na cabeça de Raul os trens representavam um símbolo, algo transcendental rumo a chegada de novas noticias, novos tempos.


 "Al Capone" é um rockão dos bons, um hit nacional daquele período e capaz de esquentar qualquer festa até hoje, na letra a dupla destila deboche e sarcasmo, um lembrete para o gangster Al Capone, haja vista o que havia acontecido com o messias. "How Could I Know" uma das mais belas canções de Raul Seixas, composta em homenagem a Elvis Presley, a lenda diz que o artista recebeu, porém nunca se pronunciou sobre. "Rockixe" mais um rock, recheado de naipes de metais, no refrão Raul esbraveja um dos maiores slogans da fase de escritor de Paulo Coelho anos mais tarde. "Cachorro Urubu" mais outro petardo no formato folk, dessa vez Raulzito encarna Bob Dylan para tratar de assuntos do cotidiano, como um verdadeiro cronista ele mistura seu dia a dia com fatos históricos. "Ouro de Tolo" encerra o disco de forma magistral, na letra Raul da pista de como e porque resolveu largar uma vida bastante confortável de produtor bem remunerado de uma grande gravadora internacional, para jogar tudo para o alto empunhar sua guitarra e adentrar o caminho agridoce da carreira musical, se tornando um dos maiores nomes da música do rock nacional.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby