7 de abr. de 2015

BLACK ÁLBUM (METALLICA) - DOC ROCK



Por Natan Castro

Esse é um dos álbuns que mais escutei na minha vida, nos anos noventa ele sem duvidas junto do Nevermind do Nirvana formam o pódio de álbuns que mais ouvi naquela década. Lembro das canções com riquezas de detalhes, por exemplo quando irão começar e terminar os solos, todas as músicas sei cantarolar, tenho na memória os compassos da bateria, junto das marcações do chimbal, The Unforgiven é uma das músicas que mais escutei também em toda minha vida, ao ponto de ter passado vários anos sem ouvi-la por ter enjoado mesmo.

O Black Álbum do Metallica foi um divisor de águas para a banda, todo o status que o Metallica possui até os dias atuais de grandíssima banda heavy metal se deve por conta desse disco, que foi lançado em 1990 com a produção super acertada e competente de Bob Rock um dos grandes produtores de discos de rock de todos os tempos. A façanha de Bob Rock foi tremenda por ter conseguido extrair de quatro metaleiros detentores do titulo de pais do Trash Metal, a soberba qualidade sonora que se percebe ouvindo o Black Álbum. O Metallica até então era uma banda que tocava músicas velocíssimas acompanhadas de um vocal poderoso com uma cozinha avassaladora, provenientes do underground eles começaram a entrar nas mentes dos jovens metaleiros do mundo inteiro por volta de 1984 após o lançamento do brutal Master Of Puppets. O Black Álbum foi o quarto álbum da banda e representa essa transposição de uma sonoridade visceral para uma sonoridade ainda pesadíssima, porém bem mais trabalhada.


Muita coisa impressiona nesse disco, a forma com os arranjos foram muito bem trabalhados, a própria evolução de James Hetfield nas letras, a espetacular afinação da bateria junto das excelentes partes das guitarras por exemplo basta ouvir os solos de The Unforgiven e o riff avassalador de Enter Sandman para perceber o que representou o magnifico trabalho de produção desse disco. No documentário abaixo a banda junto do produtor Bob Rock esmiúçam os dias de gravações nos estúdios e como foram arquitetadas as ideias que criaram esse disco clássico. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby