8 de jan. de 2015

ELVIS NÃO MORREU - 80 ANOS


Por Natan Castro

Elvis Presley, o fenômeno.

Com a primeira aparição de Elvis Presley na TV em 1956, teve inicio do então gênero chamado Rockabilly. Até então Chuck Berry, Litlle Richard, Fats Domino, Jerry Lee Lewys e outros incendiavam os shows com todo o poder daquele novo ritmo, mas com Elvis houve uma virada, o jovem caminhoneiro exigiu que seus amigos de Memphis vinhessem para lhe acompanhar nos shows por várias cidades Americanas, logo que o mesmo percebeu que os músicos indicados por Sam Phillips não tinham o mesmo feeling. Foram shows arrasadores a banda era quase toda formada por músicos que entendiam o que Elvis precisava para arrasar em cima do palco. Elvis logo de cara chamou a atenção não só dos homens mais especialmente das mulheres, com uma forma toda especial de dançar o rock ‘n’ roll mexendo as pernas e as cadeiras ele levava as adolescentes a loucura, ao ponto de ser proibida a veiculação de suas apresentações na televisão por uma semana, só sendo liberada pelas autoridades e grupos de proteção a moral americana com a veiculação das imagens dele da cintura para cima. Elvis é responsável por difundir o rock ‘n’ roll em escala mundial, depois dele o rock atravessou as fronteiras já não cabia mais nos meandros dos E.U.A.

A transição ou a Invasão Britânica.

Em 1959 no fatídico acidente de avião morreram Buddy Holly, Ritchie Valens, Big Booper. Little Richard havia se convertido a pastor evangélico, Jerry Lee Lewis estava respondendo um processo por ter se casado com sua prima de 13 anos e Elvis tinha sido chamado para servir o exército americano. Parecia que o sistema e os defensores da boa moral dos Estados Unidos haviam vencido a batalha contra o rock ‘n’ roll todos esses fatos apontavam para isso.
Porém do outro lado do Atlântico um grupo de rapazes de uma cidade portuária da Inglaterra chamada Liverpool haviam descoberto os discos de Elvis, Little, Gene Vincent e outros, ouviam ainda discos de R&B e começavam a ensaiar suas próprias músicas. Esses quatro rapazes respondiam pelos nomes de (John Leenon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star). A principio com outra formação eles se chamavam The Quarrymens logo depois de uma estadia em Hamburgo na Alemanha onde tocavam em bares para prostitutas e marinheiros, de volta a Liverpool e com a nova formação nasceu os The Beatles. Esses quatro se apresentavam no Cavern Club e um dia um homem de negócios chamado Brian Epstein dono de uma loja de móveis, que vendia também discos em uma sessão. Ficou curioso quando vários jovens perguntavam se havia discos dos Beatles, desta forma Brian foi ao Cavern Club conhecer os quatro e ficou impressionado, de pronto se ofereceu para empresariar a banda. Mais faltava alguém para dar asas às ideias dos quatro garotos de Liverpool, foi quando Brian Epstein convidou George Martin para produzir os geniais álbuns dos Beatles, desde então ele ficou conhecido como o quinto Beatle. Em 1964 quatro mil fãs aguardavam os Beatles no Aeroporto JFK em Nova York dando inicio a um fenômeno denominado Beatlemania.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby