18 de dez. de 2014

RAUL SEIXAS – COMO SUAS CANÇÕES PODEM AJUDAR VOCÊ A ULTRAPASSAR PROBLEMAS (PARTE 01)


Por Natan Castro


A história de vida e artística de Raul Seixas, um dos pais do rock nacional é recheada de tropeços e superações. Ainda adolescente Raulzito montou junto de alguns amigos, um conjunto musical que ficou muito conhecido na Bahia dos anos sessenta conhecido como RAULZITO E OS PANTERAS. Depois de abrirem shows de grandes nomes da Jovem Guarda na Bahia, o conjunto foi convidado pelo cantor Jerry Adriani a irem para o eixo Rio-São Paulo, para lá darem inicio a uma carreira musical. Lá chegando depois de dois anos o conjunto pouco conseguiu e se viu obrigado a retornar a Bahia. No decorrer da sua carreira essa sempre foi uma tônica, logo depois de um fracasso seja na vida pessoal ou profissional sempre surgia um novo álbum de grande sucesso junto ao público e a critica. Abaixo um exemplo de algumas canções que sem dúvidas serão de muita valia para pessoas que acreditam que nunca irão conseguir ultrapassar problemas como insucessos e depressões.


EU SOU EGOISTA (Raul Seixas)



Se você acha que tem pouca sorte
Se lhe preocupa a doença ou a morte
Se você sente receio do inferno
Do fogo eterno, de Deus, do mal
Eu sou estrela no abismo do espaço
O que eu quero é o que eu penso e o que eu faço
Onde eu tô não há bicho-papão
Eu vou sempre avante no nada infinito
Flamejando meu rock, o meu grito
Minha espada é a guitarra na mão


Se o que você quer em sua vida é só paz
Muitas doçuras, seu nome em cartaz
E fica arretado se o açúcar demora
E você chora, cê reza, cê pede… implora…
Enquanto eu provo sempre o vinagre e o vinho
Eu quero é ter tentação no caminho
Pois o homem é o exercício que faz
Eu sei… sei que o mais puro gosto do mel
É apenas defeito do fel
E que a guerra é produto da paz...

Todo o primeiro trecho o artista nos adverte que não devemos ter receio de nada para alcançarmos nossos objetivos, sonhos e em certo momento faz a analogia a sua guitarra como uma espada, em riste contra as adversidades da vida.

O segundo trecho da canção serve como alento a qualquer pessoa que está esperando por aquela proposta de emprego, ou até mesmo passar naquele concurso, ou conseguir a cura de uma doença. Em seus versos o artista cita um de seu mais memorável e belo verso “Pois o homem é o exercício que faz”. Onde ele nos explica que apesar dos apesares, é vivendo e desistindo nunca, que chegaremos ao nosso objetivo.

Tente Outra Vez



Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!


A canção acima dispensa, quaisquer tipos de comentário ou análise sobre a interpretação dos seus versos, conhecida pelos seus fãs como uma espécie de oração de perseverança, a canção é uma das mais belas no cancioneiro Raulseixista e uma lição para qualquer pessoa que esteja prestes a desistir de tudo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby