Fundador do Reddit e co-autor da especificação RSS, Aaron Swartz foi um dos jovens que moldaram a internet. Em janeiro do ano passado, aos 26 anos, ele cometeu suicídio e sua história virou documentário. O filme foi produzido via financiamento coletivo na plataforma Kickstarter e conseguiu US$ 94 mil, acima do objetivo inicial de US$ 75 mil.
"O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz" (The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz) foi dirigido por Brian Knappenberger e teve estreia mundial no festival Sundance. Agora, o filme está disponível gratuitamente em português no YouTube. A tradução, em versão legendada não-oficial, é resultado de outro trabalho coletivo online.
Durante sua trajetória, Swartz participou de diversos debates sobre internet e pirataria nos Estados Unidos. Antes de falecer, o jovem baixou e tentou disponibilizar 5 milhões de artigos da JSTOR, serviço que só permite acesso mediante assinatura. Por causa disso, ele entrou em uma batalha judicial com o governo americano que poderia fazer com que ele pegasse pena de mais de 30 anos e tivesse de pagar uma multa milionária.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Let´s rock baby