1 de nov. de 2016

DAMINHÃO EXPERIENÇA - O MAIS MALDITO DOS MALDITOS DA MPB



"Os homem tão virando mulher, as mulher tão virando homem, mas eu ainda sou homem", "Eu vejo Havana tão linda, lembro Getúlio Vargas, homem democrático das forças armadas", "A Mulher que faz aborto não tem pena do seu próprio corpo". O autor dessas frases é o músico, compositor independente Daminhão Experiênça, verdadeiras pérolas que fazem parte do cancioneiro deste que pode tranquilamente ser considerado o mais maldito dos malditos da MPB. Damião Experiênça é o nome artístico de Damião Ferreira da Cruz, nascido em Lauro de Freitas na Bahia em 1935. Segundo alguns Daminhão foi operador de radar da Marinha do Brasil e depois de ter forjado uma queda onde bateu com a cabeça, foi aposentado por invalidez. A queda seria responsável pela confusão mental que é a principal característica da persona do artista. Detentor de uma vasta discografia composta por 36 discos, o mesmo só confirma 28 deles, uma curiosidade sobre sua discografia é que uma bolacha poderia conter dois discos, um de cada lado. O grande público reconhece Daminhão como mais um desses esquizofrênicos que se aproximaram da arte, porém estudiosos e admiradores afirmam que o cantor é dotado de uma visão profunda de mundo, visto por eles como um verdadeiro sábio.

Capa do Primeiro álbum
O visual de mendigo sempre foi uma marca, os instrumentos usados na gravação dos discos estão inclusos na indumentária sui generis de Daminhão Experiênça, no inicio de carreira costumava gravar os discos usando um violão de apenas uma corda, e instrumentos percussivos recheados de objetos estranhos como tampinhas e marimbas, as letras quase desconexas estão distribuídas em temáticas variadas, dentre elas João Cândido da Revolta da Chibata, passando por Isabelita Perón, Bob Marley, Adolf Hitler, Fidel Castro, Getúlio Vargas misturados a comunismo, aborto, ditadura, drogas, música, semiótica, rastafári, e nomes dos planetas criados por ele em geral. Podemos citar como clássicos as composições Eu Adoro Apanhar de Mulher, Eu Nasci Pra Ser Sustentado Por Mulher e Sou Ladrão.


Nos últimos anos a obra musical de Daminhão Experiênça tem alcançado certo reconhecimento tanto no Brasil quanto fora, na gringa o artista é comparado a Frank Zappa, Jandek, Moondog, Fela Kuti, Sun Ra e Captain Beefheart. Em 2009 Daminhão retornou aos palcos, realizando um surpreendente show no SESC – Santo André (SP) ao lado de novos músicos admiradores de sua música, nesse mesmo ano saiu o documentário sobre a vida e carreira do artista, advento esse que vem ajudando as novas gerações a descobrir o cantor. Recentemente saiu a noticia de um longa metragem sobre a vida do artista, produzido pela AKY Filmes, o ator Lázaro Ramos seria o ator escolhido para interpretar Daminhão Experiênça. 

Por Natan Castro






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby