13 de jun. de 2015

FERNANDO BRANT - A TRAVESSIA DO POETA DO CLUBE DA ESQUINA



Fernando Brant foi talvez o maior dos letristas vindouros das Minas Gerais dos anos sessenta do século passado. Poeta maior da turma que ficou conhecida como Clube da Esquina, geração de onde surgiu gente como o grande Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Tavinho Moura, Ronaldo Bastos, Zé Rodrix, Flávio Venturini e outros.


TRAVESSIA DE FERNANDO BRANT

Fernando Brant se descobriu poeta, letrista de música por culpa e esforço total de Milton Nascimento, logo quando se conheceram ainda na década de sessenta “Bituca” compôs uma música e lhe intimou que escrevesse a letra, mesmo achando a ideia um grande absurdo, depois de muita insistência ele apareceu um dia com a letra escrita num papel e entregou a Milton Nascimento num bar, logo depois foi para o banheiro e ao ler o conteúdo da letra Milton não teve dúvidas gravou a canção conhecida por Travessia. Tida hoje como umas das músicas mais importantes da Musica Popular Brasileira por conta de seus belos versos poéticos, a canção recebeu o segundo lugar no Festival Internacional da Canção em 1967, virando sucesso instantâneo nos shows que Milton Nascimento realizava no país inteiro.

 TRAVESSIA E A CANTORA BJORK


No final dos anos noventa a famosa cantora Islandesa Bjork em visita ao Brasil, esteve com Milton Nascimento em um camarim e confessou para o mesmo e jornalistas que ali estavam, que todos os dias ela acorda ao som de Travessia, a qual segundo ela é uma das canções mais lindas de todos os tempos.

A PARCERIA COM MILTON NASCIMENTO

A parceria com Milton Nascimento não se resume somente a essa canção, vários outros sucessos de Milton são letras de Fernando Brant, dentre elas “Maria Maria”, Canção da América”, “Para Lennon & McCartney” e outras. 

 A DESPEDIDA DO POETA

Fernando Brant faleceu no dia 12 de junho de 2015 aos 68 anos, por conta de complicações ocorridas numa operação de transplante de fígado em Minas Gerais. 





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Let´s rock baby